Dicas para se alimentar com qualidade

Publicada em: 03/08/2016 18:27

A moda dos alimentos funcionais, integrais e fitness dominou a alimentação de 2016. Por outro lado, os pratos gostosos e com ingredientes irresistíveis segue com um grande número de adeptos para quem não liga para dieta ou alimentação saudável. Mas a boa notícia é há um meio termo para você se alimentar com qualidade sem abrir mão dos sabor e dos pratos gostosos.

O CyberCook te dá dicas de trocas inteligentes para deixar seus pratos mais saborosos e, de quebra, conquistar um paladar mais apurado e ganhar mais qualidade na escolha dos alimentos. Duvida? Então confira nossas dicas e reinvente agora seus pratos!

1. Troque a batata comum

A batata comum é muito utilizada em pratos, como purê, escondidinho, petiscos e acompanhamentos. Mas existem opções muito mais nutritivas de tubérculos para substituir a batata, como a batata doce, mandioquinha e inhame, que são ricos em fibras, proteínas e têm baixo índice glicêmico. Experimente!


Fonte: Reprodução iStock

2.Esqueça a farinha branca

A farinha comum branca passa por um processo de refinamento que faz com que ela perca grande parte de suas propriedades. Troque a farinha branca por farinha integral, farinha de arroz (que não contém glúten) ou farinha de aveia. Essas opções têm mais qualidade e não irá interferir em sua receita!


Fonte: Reprodução iStock

3.Molho caseiro

Esqueça de uma vez por todas os molhos industrializados. É muito mais fácil, saudável e saboroso fazer um molho de tomate em casa, com tomates picados, cebola, manjericão e temperos de seu gosto!


Fonte: Reprodução iStock

4.Cacau puro e chocolate amargo

Para os chocólatras de plantão, não se preocupem, chocolate faz bem e você não precisa excluí-lo de sua alimentação. Mas para aproveitar a qualidade nutricional do chocolate, esqueça o chocolate branco, que não passa de manteiga de cacau, e o chocolate ao leite, que é rico em açúcar. Troque por cacau puro em pó ou chocolates com uma porcentagem igual ou maior que 50% de cacau. As receitas vão ficar menos enjoativas e você vai adorar o sabor!


Fonte: Reprodução iStock

5.Tchau, açúcar branco

De um vez por todas, esqueça o açúcar branco refinado. Ele tem poder viciante e não traz benefício algum ao organismo. Que tal experimentar outros tipos de açúcar com mais propriedades nutricionais? Aposte no açúcar mascavo, rico em ferro e muito saboroso, açúcar de coco, melado ou mel. Suas sobremesas terão mais sabor!


Fonte: Reprodução iStock

6.Troque o creme de leite

Creme de leite é um ótimo ingrediente para tornar a receita mais cremosa. No entanto, ele é rico em gordura, principalmente a temida gordura saturada. Na próxima receita, experimente trocar o creme de leite por iogurte, rico em proteínas e muito saudável. Outras opções são o leite de coco ou cremes vegetais!


Fonte: Reprodução iStock

7.Substitua o arroz branco

Que tal trocar o arroz branco por outras opções, como o arroz integral, quinoa cozida ou cuscuz marroquino? São opções mais nutritivas e ricas em proteína. O sabor é neutro e depende do tempero, então não custa experimentar!


Fonte: Reprodução iStock

Por Lívia Duarte

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: