Como Fazer Chocolate

Consumido em grande escala não apenas na época da Páscoa, o chocolate, produto feito a partir das sementes do cacau misturadas com açúcar e leite, chega a ter um consumo anual de 2,8 quilos por pessoa no Brasil, segundo dados da Abicab. Seja pelo paladar irresistível que derrete na boca ou pelas suas qualidades nutricionais e benefícios ao organismo, o chocolate, para chegar até a sua mão, passa por um processo de fabricação quase que manual, rigoroso e de alta qualidade.

O grande segredo de como fazer chocolate está em um processo complexo que passa por nove fases até chegar ao produto final. Sua produção começa nas fazendas de cacau, onde as amêndoas do fruto são retiradas. Cada cacau chega a ter entre 20 e 50 sementes, com alto teor de gordura e água, que precisam ficar secando no sol por oito dias. Depois disso, elas passam por procedimentos para adquirirem cor e sabor.

Veja também:

Como Preparar o Chocolate - Temperagem

Como Fazer Ovo de Páscoa

Como Fazer Ovos de Páscoa Pequenos

Como Fazer Trufas

Como Fazer Bomboms Recheados

Essas sementes se transformam em uma massa separada em dois produtos: a manteiga de cacau resfriada e quebrada em tabletes, como também a torta de cacau, dissolvida e misturada ao açúcar para se fazer o chocolate em pó.

Após esta etapa, o chocolate recebe as suas divisões. A torta e a manteiga de cacau recebem o açúcar e o leite para formar a massa do chocolate tradicional. Já o chocolate meio amargo é feito da mesma maneira, porém, não recebe leite. Mas o chocolate branco é preparado com apenas com manteiga de cacau, açúcar e leite.

Veja os diferentes tipos de chocolate:

Cacau

É o fruto do cacaueiro, cujo nome científico é “theobroma cacao”. Tem formato de bola de rugby e pesa cerca de 450 gramas. Contém uma polpa branca e ácida, recheada de grãos ou amêndoas. Cada fruto tem em média 40 grãos, podendo variar entre 20 a 60 grãos. Os frutos são colhidos duas vezes ao ano.


Fonte: Reprodução /Pinterest

Massa de Cacau (pasta de cacau/torta de cacau)

É a parte sólida resultante do processo de prensagem e que vai dar origem ao chocolate, seja em forma de barra ou mesmo em pó.


Fonte: Reprodução /Pinterest

Manteiga de Cacau

É a gordura do cacau, é a parte líquida extraída no processo de prensagem e fundamental na composição do chocolate.


Fonte: Reprodução /Pinterest

Chocolate

Alimento feito a partir do grão torrado do cacau. Dependendo da quantidade de açúcar adicionada à receita e da presença de leite, pode resultar em chocolate ao leite, branco, meio-amargo ou amargo.


Fonte: Reprodução /Pinterest

Chocolate Amargo ou Meio Amargo

Chocolate produzido com massa de cacau, açúcar e manteiga de cacau sem adição de leite. A quantidade de açúcar vai definir se o chocolate será amargo ou meio amargo.


Fonte: Reprodução /Pinterest

Chocolate ao Leite

Chocolate produzido com massa de cacau, açúcar, manteiga de cacau e leite em pó.


Fonte: Reprodução /Pinterest

Chocolate Branco

Elaborado com a manteiga de cacau, leite e açúcar e eventualmente aromas, como o de baunilha. É branco por não conter massa de cacau que é marrom.


Fonte: Reprodução /Pinterest

Cacau em Pó

Trata-se do grão de cacau ralado e beneficiado, destituído da manteiga de cacau.


Fonte: Reprodução /Pinterest

Achocolatado

Mistura em pó para ser adicionada ao leite feita geralmente de chocolate, leite em pó e açúcar (ou adoçante).


Fonte: Reprodução /Pinterest

Chocolate de Cobertura

É o chocolate com alta porcentagem de manteiga de cacau, o que lhe dá um brilho especial para uso em coberturas e finalizações, disponível nas versões ao leite, amargo e branco.


Fonte: Reprodução /Pinterest

Gianduia

Mistura de avelãs moídas com açúcar de confeiteiro e chocolate.


Fonte: Reprodução /Pinterest

Gourmet

Palavra associada à alta culinária, são alimentos ou bebidas de alta qualidade, reservados a paladares mais avançados e a experiências gastronômicas mais elaboradas.


Fonte: Reprodução /Godivas

Ganache de Chocolate

Mistura homogênea e cremosa de chocolate, feita com chocolate derretido e creme de leite, usado em tortas e sobremesas. Pode ser feito com chocolate ao leite, amargo ou branco.


Fonte: Reprodução /CyberCook

Por Lívia Duarte 

Comente e compartilhe com os amigos do Cook Club!

Dê sua avaliação

Vídeos - Como Fazer