Receita de Pizza do Cristiano

Envie uma foto desta receita! Adicionar ao livro
Ingredientes
  • Massa:
  • 1 Kg de farinha de trigo
  • 350 ml de leite morno
  • 3 unidades de ovos
  • 1 colher de sopa de sal
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 2 colheres de sopa de margarina ou manteiga
  • 3 colheres de sopa de fermento biológico seco
  • Recheio:
  • 500 gr. de queijo Mussarela ralado
  • 2 un. de linguiça calabresa gr. fatiada
  • Orégano a gosto
  • 2 un. de tomates fatiados ou em tiras
  • Cebola fatiada a gosto
  • 1 pitada de sal
Como fazer
  1. Primeiramente prepare o fermento: em um copo grande plástico ou em uma vasilha plástica funda, dissolva o fermento no leite morno juntamente com o açúcar, deixe descançar até crescer.
  2. Coloque no microondas desligado ou no forno desligado.
  3. Deixe descansar por 1/2 hora ou até crescer.
  4. Em seguida acrescente o fermento e os outros ingredientes a metade da farinha de trigo juntamente , sovando bastante, se possível bata na batedeira, bata até misturar bem os ingredientes.
  5. Após bater acrescente o restante da farinha de trigo aos poucos sovando bem, até a massa ficar lisa e homogênea, sempre sovando bastante até chegar ao ponto.
  6. Cuidado para não colocar a farinha de trigo de uma só vez, pois a massa poderá ficar dura e ressecada, também é normal a massa poderá chegar ao ponto e ainda sobrar ou faltar farinha de trigo, pois depende do clima (umidade do ar), do tamanho dos ovos etc.
  7. Se necessário, acrescente leite morno aos pouquinhos ou farinha de trigo.
  8. Unteas mãos com um pouquinho de óleo manteiga ou margarina, ressaltando que na massa não pode ir muito óleo, senão a massa fica dura.
  9. Sove bem até a massa desgrudar das mãos e ficar bem lisinha.
  10. Quanto mais se sova, mais a massa fica macia por dentro e crocante por fora depois de assada.
  11. Quando a massa estiver lisinha, espalhe um pouco de óleo entre as mãos e "Unte a bola de massa.
  12. Ponha a massa novamente na vasilha, cubra com o pano, leve ao microondas desligado ou forno desligado e deixe por 1 hora mais ou menos.
  13. Se quiser adiantar o processo de fermentação ponha uma vasilha com água dentro do microondas e deixe ferver por alguns minutos em seguida desligue-o e coloque a massa coberta.
  14. Para poupar tempo, Unteas assadeiras com óleo, rale o queijo, fatie a lingüiça e corte o tomate e a cebola, misturndo o tomate, a cebola, com um pouco de orégano e o sal.
  15. Após descansar, tire a vasilha com a massa do forno ou do microondas, divida em 6 partes, ou quantas quiser, se for fazer pizza brotinho, fica a seu critério, estique a massa com as mãos ou com auxílio de um rolo ou garrafa de vidro cheia de água morna para quente, e disponha a massa nas assadeiras.
  16. Espalhe somente o molho de tomatede sua preferência, e leve as assadeiras ao microondas ao forno desligado até dobrar de volume, pois a massa crescerá novamente.
  17. Retire do forno as assadeiras com massa e pré-aqueça o forno na temperatura máxima por 15 minutos (o forno deve estar muito quente).
  18. Enquanto isso coloque o recheio em cima do disco de pizza seguindo a seguinte ordem, primeiro o queijo mussarela, em seguida a lingüiça calabresa até cobrir todo o disco de pizza e por último o orégano, e a mistura de tomate, cebola e orégano.
  19. Após pré-aquecido, leve uma assadeira de cada vez ao forno (a grade deve estar no meio) e deixe a pizza no forno até a massa estar assada, teste com um garfo levantando a borda.
  20. Retire do forno e é só servir.
  21. Pode, se quiser, substituir o óleo por azeite extra virgem, assim como acrescentar orégano ou ervas finas.
  22. OBS : Se quiser pré assar os discos é só colocar as assadeiras no forno sem recheio de 3 a 5 minutos observando para não assar muito, em seguida, retire imediatamente a assadeira do forno (a grade deve estar no alto e deixe de 3 a 5 minutos apenas (somente para pré assar)). e a cubra com o recheio de sua preferência.
  23. Leve novamente ao forno e deixe somente até derreter os queijos(entre 5 e 10 minutos) está pronta.
  24. A massa em regra fica grossa, crocante por fora e supermacia por dentro.
Esta é uma receita criada por mim, depois de diversos testes de receitas e experiências, foi a mais saborosa receita de pizza que criei até hoje.

Cristiano Martins


Receita indicada por CRISTIANO MARTINS PEREIRA
Tags: Farinha de trigo, Microondas, Mussarela, Receitas Salgadas, Lanches, Linguiça calabresa, Açúcar, Lanches e festas, Azeite, Receitas de Pizza, Fermento biológico
Esta com dúvidas sobre esta receita? Tente o nosso fórum culinário!

Reportar erros nesta receita

Vídeos relacionados:

Você também pode gostar ...

Envie uma foto desta receita! Adicionar ao livro
Este comentário foi relevante? 0

Meu nome é Cristiano Martins, sou Nutricionista, Pós Graduando em Nutrição Clínica pela Universidade Gama Filho, moro em Salvador Bahia, mas sou natural de Xique Xique Bahia.

Vou contar como a pizza surgiu na minha vida, Lembro-me da primeira pizza que fiz, ficou horrível, dura parecendo pedra e nem parecia pizza, o que parecia mesmo nem deu pra saber por que era algo diferente e estranho, emfim, hoje depois de muitos erros e acertos, é claro mais acertos do que erros e por gostar bastante de PIZZA eu criu minhas próprias receitas fazendo testes até chegar o melhor resultado possível.

Cristiano Martins

CRISTIANO - em 02/11/2008
Vídeos - Como Fazer