Kibe Assado Vegetariano

Avalie!
36
Envie uma foto desta receita! Adicionar ao livro
Kibe Assado Vegetariano
Kibe Assado Vegetariano
Envie uma foto
Ingredientes
  • 1 xícara (chá) de proteína de soja texturizada
  • 1 xícara (chá) de trigo para kibe
  • 1 tomate sem pele
  • 2 ovos
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 1 tablete de caldo de legumes
  • 1/3 de xícara (chá) de hortelã fresca
  • temperos a gosto: salsa, cebola, alho, sal, pimenta , etc (caso tiver tempero para kibe, coloque-o no lugar da pimenta)
Como fazer
  1. Hidrate a soja com 2 xícaras de água morna. Reserve por 20 minutos.
  2. Deixe também separadamente o trigo para kibe de molho por 20 minutos.
  3. Enquanto isso, prepare os temperos.
  4. Bata todos no liquidificador com o tomate, hortelã e o caldo de legumes (dissolva-o antes em água quente). Reserve.
  5. Depois de hidratados, escorra bem a soja e o trigo, apertando com a mão para retirar toda a água.
  6. Coloque-os juntos em um refratário, acrescentando o resto dos ingredientes e o tempero preparado.
  7. Misture bem.
  8. Prove um pouco para ver o tempero e o sal.
  9. Em uma fôrma retangular (30x20cm), despeje um pouco de azeite de oliva ou outro óleo vegetal para untar.
  10. Preencha com o kibe e derrame um pouco de azeite em cima.
  11. Leve para assar em fogo médio baixo por cerca de 20 min.
Na foto, o kibe vegetariano foi feito com proteína de soja sem corante. No mercado, existem algumas coloridas artificialmente,que fornecem a aparência de carne vermelha.

Cozinha: Árabe
Receita indicada por Joana Vargas
Tags: Receitas de Quibe, Proteína de soja, Comida Vegetariana, Alho, Carne de soja, Caldo de legumes, Salgadinhos, Farinha de trigo, Hortelã, Lanches, Receitas com Caldo, Árabe, Trigo para kibe, Cozinha Internacional, Receitas Salgadas
Esta com dúvidas sobre esta receita? Tente o nosso fórum culinário!

Reportar erros nesta receita

Vídeos relacionados:

Você também pode gostar ...

Avalie!
36
Envie uma foto desta receita! Adicionar ao livro
Este comentário foi relevante? 10

Que drama!


Gente do céu! Pq as pessoas gostam tanto de grosseria? Se para elas usar caldo de carne faz com q o kibe deixe se ser vegetariano, é só substituir pelo tal caldo de legume, como eles mesmos sugeriram. Se sabem q há essa possibilidade, para q tanta crítica NEGATIVA? Se querem perder tempo criticando a receita dos outros, o façam com críticas positivas, construtivas. Ou melhor, se querem perder tempo, o façam com algo mais útil. Pq ao invés de falar mal da receita de alguém q se propôs a deixar algo útil aqui, vcs não postam suas próprias receitas vegetarianas? Vamos ver... de repente, sai algo melhor! A propósito, a receita é deliciosa (com CALDO DE CARNE!).

Cláudia - em 28/08/2012
Responder a este comentário 1 Resposta
Resposta de abadia - 31/03/2013 Isso mesmo! Muito boa..
Este comentário foi relevante? 2

Eu só estava procurando um kibe de forno a base de proteína. E encontrei uma discussão vegana??!! Já fico em dúvida se a discussão é o abate dos animais ou se é opção de uma alimentação "mais saudável". Saudável tem que ser o coração e suas intenções. Em tempo adorei a dica: "alguns tiram o sofrimento animal do prato mas não tiram do coração." Em tempo 2: adorei a receita!!!

helo - em 17/05/2014
Este comentário foi relevante? 2

receita bacana. todos podemos livremente adaptá-la, conforme experiência, crenças e valores que tenhamos. àqueles que criticaram a receita por conter ovos, sugiro que, em vez de pesarem na avaliação, enviem as substituições cabíveis que praticam. àqueles que criticaram a receita por conter PTS, sugiro que façam o mesmo. creio que o espaço de comentários seja ótimo para contribuições positivas. infelizmente, há gente mais adaptada à crítica vazia e rancorosa que à contribuição. ainda bem que, no outro prato da balança, há gente bacana que contribui. aquele abraço a todos, pois, certos ou errados, estamos por aqui de passagem e em processo de aprendizado. bom sempre nos lembrarmos disso, cultivando um pouco mais de humildade, independente do que comamos. é triste ver vegetarianos tão mais raivosos que os carnívoros, que se alimentam indiscriminadamente de sofrimento animal. parece que alguns tiram o sofrimento animal do prato, mas não tiram do coração. enfim... todos aprenderemos. paz e bem a todos.

Cláudio Rúbio - em 22/11/2013
Este comentário foi relevante? 1

Vamos esclarecer?!


Gente, quem é vegetariano como ovos, queijos e toma leite, ok?! Não come nada que venha de origem animal, desde que esse venha a ser morto p/ isso.

Veganos não comem nada de origem animal, nada mesmo!

A receita é sim vegetariana, se usado o caldo de legumes, mas, não é vegana!

Espero que tenha ajudado!

Lau Oliveira - em 13/03/2013
Responder a este comentário 6 Respostas
Resposta de Afonso Assis - 17/03/2013 Você não ajudou nada pois esta errado (a)

Vegetariano não come ovos,queijos e nem toda leite quem faz isso e OVOLACTOVEGETARIANO.

Vegan NÃO E UMA DIETA ALIMENTAR e sim uma filosofia de vida.

Estude antes de falar algo.
Resposta de Lau Oliveira - 18/03/2013 Olá Afonso! Realmente você tem razão, e devo mesmo estudar mais, porque conhecimento não ocupa espaço, já pessoas ignorantes...

OVOLACTOVEGETARIANO, no meu ponto de vista, não deixa de ser vegetariano, certo?!

Mais uma coisa, você poderia me mostrar, onde escrevi que vegan é uma dieta alimentar?! Agradeço desde já e obrigada por sanar a dúvida das pessoas, ao invés de se encomodar com o meu comentário!
Resposta de Afonso Assis - 19/03/2013 Pode ter soado como ignorante mas não e quando disse que ''Estude antes de falar algo''. E por que no geral as pessoas gostam de falar sobre o que não sabem então se compreendeu mal me desculpe.

Ovolactovegetariano e uma coisa e vegetariano e outra bem diferente (fui um por três meses e sou o segundo por mais de um ano) não se deve nunca na vida confundir os dois.

Você disse que vegan e uma dieta alimentar na seguinte frase:

Veganos não comem nada de origem animal, nada mesmo!

E outra coisa que não entendi no seu primeiro comentário foi: ''A receita é sim vegetariana, se usado o caldo de legumes, mas, não é vegana''!

Como assim se usa caldo de legumes não e mais vegana e sim vegetariana ? Qual e a diferença ?
Resposta de Lau Oliveira - 19/03/2013 Afonso, desculpas aceitas! E se me expressei mal, desculpe também!

Convivo com um vegetariano há muitos anos, mas ele é do primeiro grupo, sendo assim come ovos, etc e tal... e não come nada que venha de "abate"!

Acho que na verdade, o que não devemos confundir, e o que ouço muito, é: "pode comer, presunto não é carne", ou "salsicha" não é carne!

Na minha opinião, cada um sabe de si, e é o que é; seja ovolactovegetariano, vegetariano ou vegan, todos têm meu respeito!

Ainda afirmo meu ponto de vista e dentro do "meu conhecimento", sendo uma filosofia de vida, uma dieta ou uma simples opção, veganos não comem nada de origem animal, ou estou errada?

E quanto ao comentário sobre o caldo de legumes, só afirmei isso, porque na receita, além do tal caldo vão ovos, e p/ mim seria vegetariana, já que vegan não consome ovos.

É isso...
Resposta de Afonso Assis - 19/03/2013 Então esse vegetariano conforme disse e ovolactovegetariano.

Agora essa do presunto e da salsinha me tirou gargalhadas nunca ninguém me disse isso, me falaram que peixe não e carne (obviamente isso esta errado) mas sobre presunto e salsicha nunca ouvi.

E sim veganos não comem nada de origem animal porem a palavra vegans não deve aparecer na culinária pois o certo e vegetariano sempre e difícil para mim explicar que sou vegetariano e vegan pois ou não conhecem o que e vegan ou acham que e a mesma coisa.

Compreendo o que entendeu na receita mas veja a confusão que isso da: Supomos que somos amigos ou colegas e tu me convida para jantar oferecendo um jantar vegetariano dai tu pensa que vegetariano come queijos por exemplo e faz Mini pizzas com abobrinha e queijo mussarela e pudim de sobremesa, eu teria de recusar o jantar pelo mal entendido daria uma situação nada agradável.
Resposta de Lau Oliveira - 20/03/2013 P/ você ver o que a gente ouve, rs... Também já ouvi que frango e peixe não são carne.(?)

Ok, Afonso, entendi seu ponto de vista, obrigada por explicar!
Este comentário foi relevante? 0

Dica


Aprendi ao acaso que se congelar a soja já hidratada ela perde o sabor quase que totalmente (sou chato, sinto o sabor, mesmo que bem lavada), e não uso ovos e caldo, muita cebolinha alho e azeite antes e depois. fica show. De vez em quando quebro a regra coloco um pouco de patinho (raro), mas não é uma regra, só para variar para as visitas.

Silvon de Carvalho - em 16/08/2015
Este comentário foi relevante? 0

É só tirar o ovo


Este é um site de receitas e achei sem propósito o rumo que a discussão tomou.

O que é relevante, na minha opinião, é encontrar a receita que procuramos e que ela seja gostosa!

Esta aqui, pelo que disseram, pareceu dar certo. A pessoa que postou realmente cometeu um erro ao nomear como " vegetariana" uma receita que não é.

Pensei que, nos dias de hoje, todo mundo já estivesse mais que cansado de saber que um vegetariano não come ovos. Mas parece que muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre isto (e que outras ficam furiosas com as que não sabem).

Se interessar para alguém, fiz um pequeno resumo de algumas das dietas mais populares no momento.

ONÍVORA, ou como é popularmente conhecida, "carnívora": é a dieta da maioria das pessoas atualmente. Tudo é permitido, produtos de origem animal e vegetal. Quem "só come carne branca", também tem uma dieta onívora.

OVO-LACTO-VEGETARIANA: dieta onde os únicos alimentos de origem animal permitidos são ovos e laticínios.

LACTO-VEGETARIANA: aqui os ovos não entram.

VEGETARIANA: esta dieta tem por base uma alimentação de origem exclusivamente vegetal. Não vale caldo de carne, salgadinho aroma "artificial" de presunto nem nada parecido. E aquela sua amiga que adora pagar de modernosa que come "só um peixinho" não é vegetariana.

VEGANA: não é só uma dieta alimentar, é também uma mudança total no estilo de vida. Aqui tudo de origem animal é proibido. Carne, couro, mel, corantes, gelatinas, etc. Os veganos não utilizam nada que tenha advindo da exploração animal. Por exemplo, uma vegana não irá comprar um batom de uma empresa que faz testes em animais.

Michele B - em 12/10/2013
Responder a este comentário 1 Resposta
Resposta de Tata - 06/09/2014 Meu Deus, tem gente que entende mesmo,rsrs, pelo jeito vc tbm é vegana? ou so vegetariana? Muitos nao entendem, o problema que qdo procuramos por receitas fica mais dificil se o nome da receita estiver como esse "erro", essa confusao nos atrapalha pq a procura fica mais dificil,mas o melhor a fazer é dar umas dicas pro site tbm nao é? assim eles publicam direitnho...
Este comentário foi relevante? 0

PAZ - KIBE assado SEM SOJA ou CARNE ?


Que tal mudar o nome para KIBE ASSADO COM PROTEINA DE SOJA ? Evita discussões. Alias estou procurando um receita de kibe assado que só vai o trigo nada de soja ou carne.... alguém tem ?

Regatinha - em 20/08/2013
Este comentário foi relevante? 0

quibe vegetariano


O Homem é um Animal omnívoro, o que quer dizer que seu organismo é adaptado pra comer "de tudo" - carnes, crustáceos, vegetais, frutas, leites, ovos e todos os seus derivados.

Nem por isso deixa de ser interessante provar um quibe vegano. Soja também é comestível, afinal.

Por incrível que pareça.

Jarbas - em 23/03/2013
Este comentário foi relevante? 0

Polêmica


Tanta polêmica por conta de uma receita. Onde vocês leram que tem caldo de carne nos ingredientes? É caldo de legumes. Esta é uma receita vegetariana sim.

Larissa Veloso - em 16/03/2013
Responder a este comentário 1 Resposta
Resposta de liionard - 14/04/2013 Olha, na verdade, não é uma receita vegetariana pois contém ovo, então é uma receita ovo-lácteo vegetariana...
Este comentário foi relevante? 0

RABUGICE


Acho que esse pessoal vegetariano precisa comer um pouco de carne, quem sabe ficam mais bem humorados.... mas a minha dúvida é a seguinte: sempre que faço quibe assado, ele encolhe dentro da forma, fica um vazio em volta e ele solta uma água... o que será que estou fazendo de errado, alguém pode me dar um help? Vegetariano ou não? Obrigada!

gavost - em 13/03/2013
Responder a este comentário 2 Respostas
Resposta do CyberCook Gláucia, boa tarde!

Quanto à sua dúvida, vai uma dica interessante: usando uma faca de mesa, faça cortes no kibe, de forma que ele fique dividido em partes iguais.

Dessa forma, ele não vai encolher ao assar, pois o calor entra nos espaços e assa ele por completo.

Outra dica é, antes de levar ao forno, regar com um fio de azeite, deixando ele mais úmido.

E não se esqueça: forno baixo sempre, para que ele não queime por fora e fique mal cozido por dentro.

Depois nos conte como ficou!

Abraços,

Equipe CyberCook
Resposta de abadia - 30/03/2013 Isso mesmo Glaucia,

Esse quibe é uma delícia. Já fiz várias vezes, como base de receita e conforme vou fazendo vou mexendo realmente com o azeite (se possível extra virgem é mais saudável) fica macio. Como este não vai carne não é preciso que asse tanto até esturricar. Fica ótimo mesmo, se gostar coloca molho shoyo que fica bom. Se gostar de proteína de soja vai gostar tb.

Abraços
Vídeos - Como Fazer