Temperos e especiarias must have

3 avaliações

Seja pela praticidade ou pelo sabor, muitas pessoas fazem uso culinário dos temperos prontos e industrializados. Eles são versáteis e é possível encontrar uma grande variedade de sabor: camarão, galinha, picanha etc. Tem até temperos específicos, como preparo pronto para arroz e feijão. É inegável a facilidade de molhos e temperos prontos. Mas é possível utilizar temperos naturais para dar o mesmo sabor - e até melhor - aos seus pratos. Além de mais saudável por não ter sódio, os temperos naturais dão charme à apresentação do prato. Existe uma grande variedade de temperos que acentuam o sabor e deixa sua comida com um toque requintado. Conheça algumas sugestões:

Curry

Curry ou carril, é uma mistura de especiarias, feito a base de açafrão, cardamomo, coentro, gengibre, cominho, pimenta noz moscada e canela em pó. É muito utilizado na culinária de países asiáticos. Uma ótima forma de usá-lo é para temperar carnes, em substituição do molho inglês. Fica ótimo em arroz e risotos também.


Fonte: Reprodução /Pinterest

Manjericão

Erva aromática rica em nutrientes, o manjericão é uma ótima opção para temperar seus pratos. Com sabor suave e levemente marcante, combina com assados, massas, molhos e sopas.


Fonte: Reprodução /Pinterest

Cheiro Verde

Muito utilizado no Brasil, o cheiro verde nada mais é do que um mix de ervas aromáticas. Normalmente, o ramo é vendido com salsinha e cebolinha, ótimo para o tempero de carnes, marinados e legumes - e na substituição de tempero pronto de legumes também!


Fonte: Reprodução /Pinterest

Pimenta

Além do ardidinho, a pimenta é um ótimo tempero para trazer sabor ao prato - se usada com cautela. Ao invés de usar os molhos prontos de pimenta, substitua por pimenta fresca, como a dedo de moça, ou pimentas desidratadas e/ou em pó. Combina em quase todos os pratos salgados.


Fonte: Reprodução /Pinterest

Tomilho e Orégano

Com sabor semelhante, o tomilho e o orégano são ótimos para utilizar em várias receitas: molhos, tortas, feijão, arroz, lentilha, peixes... A diferença é que o sabor do orégano é mais evidente quando desidratado, já o tomilho é mais saboroso ainda fresco.


Fonte: Reprodução /Pinterest

Cebola e Alho

A dupla mais adorada da culinária brasileira é ótima para temperar todos os pratos salgados. Se você não gosta de pedaços grandes ou de ver o tempero no prato, uma boa opção é cortar em cubinhos ou usar versões em pó ou granulado, vendido a granel em casa de produtos naturais ou mercados grandes.


Fonte: Reprodução /Shutterstock

Páprica

A páprica, especiaria feita com algumas espécies de pimentão, é um ótimo tempero para trazer um sabor marcante ao prato. Outra vantagem é que há vários tipos dela: defumada, doce, picante... Cada uma harmoniza com um prato diferente.


Fonte: Reprodução /armazemdasespeciarias

Por Lívia Duarte 

Comente e compartilhe com os amigos do Cook Club!

Dê sua avaliação

Este comentário foi relevante? 0

temperos.
Estes temperos são otimos!

chef - em 13/02/2016

Este comentário foi relevante? 0

tempero
Sensacional os temperos, belas postagens, mais detalhes...

conde - em 13/02/2016

Este comentário foi relevante? 0

receitas
Gostaria de receber as deliciosas receitas...

ivone alexandre - em 03/03/2016

Vídeos - Como Fazer