Sem abelhas, sem comida

Publicada em: 24/05/2016 16:28


Quando se fala em abelhas, a maioria das pessoas já pensam em mel, própolis, pólen e principalmente na sua dolorida picada. O que muitos não sabem, é que na verdade elas são operárias essenciais para o funcionamento e equilíbrio do nosso ecossistema, principalmente quando o assunto é produção de alimentos.

Entre aves,e morcegos, besouros, borboletas e mariposas, as abelhas são os mais eficientes agentes polinizadores da natureza e, são responsáveis pela reprodução e perpetuação de milhares de espécies vegetais, auxiliando na produção de alimentos, e na conservação do meio ambiente.

É claro que nem todas as plantações dependem da polinização de insetos. Uma das mais importantes, a de cereais, não precisa contar com eles. Mas há muitas outras plantações que necessitam da visita de abelhas, tais como frutas em geral, abóbora, abobrinha, pepino e maxixe (um vegetal de parentesco com o pepino, muito apreciado na Índia).

Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), 85% das plantas com flores das matas e florestas e 70% das culturas agrícolas, dependem dos polinizadores. A polinização das abelhas é fundamental para garantir a alta produtividade e a qualidade dos frutos em diversas culturas agrícolas.




É importante destacar que nos últimos 10 anos, a população global de abelhas e insetos polinizadores vem decaindo de forma alarmante. O principal motivo por esse declínio populacional das abelhas, é o uso indiscriminado de agrotóxicos. Ao recolherem o pólen de flores contaminadas por agrotóxicos, acabam envenenando toda a colmeia.




É preciso que as pessoas tomem consciência desse problema. Por menor que sejam esses insetos, o impacto eles causam em nossas vidas é maior do que imaginamos.

Você já sabia da importância das abelhas e outro agente polinizadores, para a produção de alimentos? Conte pra gente o que achou! Compartilhe esse informação com mais pessoas, a fim de garantirmos um futuro saúdavel para nosso filhos, netos e bisnetos!

Fotos: Reprodução - Pinterest

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: