Categorias
Dicas

Segredos para o bolinho de chuva perfeito

O bolinho de chuva é uma das receitas brasileiras mais tradicionais e que mais passa de geração em geração por ser algo simples que traz um aconchego com gostinho de casa de vó.

Apesar de simples, alguns segredinhos na hora do preparo poderão te ajudar a fazer bolinhos de chuva perfeitos que vão surpreender até a sua vó, dona suprema da receita.

Boa leitura.

Bolinho de Chuva

Como vovó dizia

Essa é uma daquelas receitas que sua avó ou sua mãe fazem sem nem precisar olhar no livro de receitas, pois já está incrustado no DNA o passo a passo do bolinho de chuva perfeito.

Porém, se você quer fazer a sua versão, de forma bem assertiva, alguns passos vão te ajudar a chegar no resultado mais agradável.

O primeiro ponto é a massa, que não pode ficar muito mole e nem muito dura, tem que ser uma consistência mais cremosa mas que permita que os bolinhos fiquem firmes. Por isso, coloque a farinha aos poucos e adicione mais se precisar dar um ponto. Uma pitada de fubá também ajuda na consistência perfeita.

Já na hora de fazer as bolinhas perfeitas, essa consistência vai te ajudar bastante, mas também, o auxílio de duas colheres de chá que vão facilitar o formato redondinho, mas com aquela pontinha que lembra a gota.

O último passo é fritar, e aí não tem outro jeito que não o óleo bem quente mesmo, se precisar jogue umas gotinhas da massa para ver se vão subir na hora.

Outro ponto é também colocar poucos bolinhos por vez para não abaixar muito a temperatura do óleo, e coloque a massa devagar na panela, não jogue senão vai espirrar e fazer aquela sujeira no fogão.

No mais, quantidade de ingredientes e modo de preparo, você pode conferirclicando aqui na receita.

Turbinando com os recheios

Agora vamos um passo além do clássico de vovó, pois os recheios para bolinho de chuva são muito bem vindos.

Os recheios básicos e mais conhecidos são o de banana e goiabada, e aí é só colocar as fatias na massa e colocar para fritar. A banana quanto mais firme melhor, senão ela derrete e mistura com a massa. A goiabada é a mesma coisa, quanto mais firme e pedaçuda, melhor a textura da mordida.

Os outros recheios, como chocolate, brigadeiro, doce de leite e afins, vale colocar no freezer antes de usar para congelar bem, e ao fritar eles derretem mas ainda mantém um tanto bom de cremosidade a cada mordida.

Para fechar tem a cobertura, e aqui a sugestão é não inventar muito, pois açúcar e canela sempre funcionam, seja para os bolinhos de chuva normais ou os recheados.

Agora é contigo, pegue essas dicas e manda a ver no preparo, com recheios variados e saborosos. Não esqueça de mandar uma cestinha para sua vó e surpreendê-la com os dotes culinários que você aprendeu aqui.

Bom apetite.