Categorias
Dicas

Como salvar pratos muito salgados ou apimentados

Errar a mão nos temperos é algo que acontece até com o mais experiente dos cozinheiros, a diferença é que os profissionais sabem dar aquele jeitinho e salvar até os pratos mais salgados ou apimentados.

Por isso, hoje vamos te dar as dicas de ouro para salvar aquele prato que você exagerou no sal ou na pimenta e quem sabe até deixá-los mais saborosos.

Boa leitura.

Diluir e conquistar

Diluir e conquistar

O sal é um dos temperos mais básicos e mais fundamentais da cozinha, porém a sutil diferença entre uma pitada e uma colherada pode mudar completamente os rumos de um prato.

Colocar sal demais é muito comum, por vários motivos, às vezes nos confundimos com o que pede a receita, ou então esquecemos e colocando novamente, que já traz aquela frustração inevitável.

Só que agora você não vai sofrer mais com isso, pois temos as dicas ideais para salvar um prato que está salgado demais:

Pratos líquidos como sopas, caldos e molhos podem ser salvos colocando água para diluir a salmoura que virou, porém é importante fazer isso com muito cuidado, para que não levante fervura e estrague de vez o prato.

Já em receitas de legumes, como o vinagrete por exemplo, o seu amigo para suavizar o sal é o ácido, tanto o vinagre como o limão ajudam a equilibrar o sal em excesso.

Por fim, temos a dica clássica, que muitos já conhecem mas vale reforçar: a boa e velha batata. Na verdade a função de absorver parte do sal é do amido contido no tubérculo, e funciona muito bem para carnes, assados, sopas e muito mais.

Aplique a técnica que melhor funciona em cada prato e salve essas delícias.

Suavizando e saborizando

Suavizando e saborizando

Se exagerar no sal pode deixar um prato intragável, imagina com pimenta demais? E isso também acontece com frequência, seja por que subestimamos a picância ou por errar a mão, o fato é que ardência em excesso rouba todo o sabor de uma receita.

Diferente do sal, a água e a batata, que são certeiros, não funcionam com a pimenta, por isso a técnica para corrigir esses exageros é bem mais complexa.

Para caldos, sopas ou outros pratos mais líquidos, a solução mais assertiva é adicionar leite, já que as propriedades deste ajudam neutralizar os efeitos de ardência. Iogurte, queijo, creme de leite e afins, todos funcionam super bem nesse sentido (para veganos, leite vegetal também é bastante eficiente).

No quesito sabor, o açúcar é uma boa opção para equilibrar quando tem pimenta demais num prato, e o mesmo vale para o açúcar mascavo, melaço de cana e até mesmo mel.

Por fim, outro ingrediente que serve para equilibrar com a pimenta são as oleaginosas em geral, como castanha de caju, amêndoas, amendoins e nozes. Uma dose de acidez também suaviza.

Vale lembrar que para a pimenta a dica é sempre colocar o mínimo, pois caso não esteja picante suficiente para o seu paladar é mais fácil acrescentar um pouco mais do que remover.

Não esperamos que você precise aplicar essas dicas tão cedo, mas já dizia o ditado “o seguro morreu de velho”, então ter ferramentas para salvar uma refeição é sempre algo ótimo.