Salvando pratos muito salgados ou picantes


Desastres culinários sempre podem acontecer, especialmente quando você convida amigos ou familiares para comer, eles estão prestes a chegar, e ao experimentar a comida para dar o toque final, você entra em desespero. Percebe que exagerou no sal ou na pimenta, tornando a refeição especial em um pesadelo.

Fique calmo, não há motivo para entrar em pânico. Juntamos algumas dicas que podem salvar seu encontro, e transformar um fiasco em sucesso total.

1. Diluição é a solução

Se você estiver preparando cremes, sopas, caldos ou algum prato mais líquido onde você acabou se empolgando no sal, não se preocupe. Adicione um pouco de água e dilua os sabores, deixe borbulhar levemente por alguns minutos antes de servir.

2. Ácido = mascarar o sabor

O suco de limão, vinagre branco ou seja qual for o ácido, são aliados contra pratos muito salgados. Use um pouco de suco limão ou algumas colheres de sopa de algum vinagre suave, para ajudar a mascarar o forte sabor de sal

3. Deixe de molho

As vezes temperamos demais uma carne para o churrasco ou compramos uma peça de bacon muito salgada. Deixe a peça de molho na água por algumas horas, para que o sal se dilua nela.

4. Batatas vs. Sal

Outra solução para amenizar a quantidade de sal em pratos líquidos, é adicionar amido. Mais necessariamente a batata, sempre descascada, lavada e cortadas grosseiramente. A batata vai “enxugar” o excesso de sal e seu amido vai aliviar um pouco o sabor forte.

5. Dê cremosidade

Adicionar um componente cremoso, pode mudar a percepção de gosto e de sabor, além de fazer o prato parecer mais leve. Você pode adicionar creme de leite a um molho de tomate excessivamente salgado, por exemplo.

Veja como controlar o apimentado!




Exagerei na pimenta, o que faço? Foto: Reprodução - Pinterest

1. Apague o fogo com leite

A capsaicina encontrada nas pimentas, é a responsável pelo sabor quente e apimentado. Uma das melhores maneiras de neutralizar este composto químico é pela adição de algum produto lácteo: leite integral, creme de leite, iogurte ou queijo. Se você é intolerante à lactose, utilize o leite de coco como substituto.

2. Doce salvação

O açúcar ajuda a neutralizar o calor das pimentas. Portante, tente adicionar um pouco de açúcar ou mel para equilibrar sabores quentes demais.

3. Compense com os outros ingredientes

Você pode difundir o calor, através da adição de um pouco mais dos outros ingredientes da receita. Isso pode significar mais caldo, carne ou vegetais, dependendo do que você está fazendo. Ou se quiser pode improvisar e adicionar cenoura ralada, abóbora ou batata para absorver um pouco do tempero.

4. Adicione um pouco de ácido

Líquidos ácidos como o vinagre, limão ou até tomates picados podem amenizar o calor intenso da pimenta. Escolha um líquido ácido que irá complementar os sabores de seu prato.

5. Pasta de amendoim ou tahine pode ser seu aliado

Combinam principalmente em pratos asiáticos como macarrão frito ou algo preparado na wok. Acrescente um pouco de tahine, pasta de amendoim ou amêndoa. O teor de gordura das pastas de nozes e amêndoas, ajudam a reduzir o sabor apimentado.

O que acharam dessas dicas? Compartilhe com a gente :)

Comente e compartilhe com os amigos do Cook Club!

Dê sua avaliação

Vídeos - Como Fazer