Sabor dos alimentos será melhor no futuro

Publicada em: 31/05/2016 15:56

Por conta da forte demanda da industria alimentícia moderna, grande parte dos alimentos frescos - como vegetais, frutas e carnes - perderam o seus reais sabores, tornando-se mais brandos e de gostos mais sutis. A falta de sabor dos alimentos vem acontecendo nos últimos 60 anos, quando, após a Segunda Guerra Mundial, a indústria passou a produzir em maior quantidade, deixando a qualidade - e o sabor - de lado.

Mas, se dependermos da ciência, os alimentos sem sabor e de gosto aguado estão prestes a acabar. Isso porque cientistas vem tomando frente nesta empreitada de aromas e sabores e vem pesquisando sobre o assunto, cruzando tipos de alimentos para criar frutas e legumes suculentos para as próximas gerações. Um deles é o cientista Herry Klee, da Flórida. Em seu laboratório, Klee pesquisa variedades de tomates.


Fonte: Reprodução /shutterstock

Em suas pesquisas, em que ele cruza tomates modernos com tomates de outras variedades, Klee descobriu sabores e aromas para criar o tomate moderno de sabor perfeito e suculento. Ele analisa uma grande amostragem da fruta, a partir de tubos de vidros que sugam o sabor das variedades dos tomates, em uma máquina chamada cromatógrafo a gás, que identifica e quantifica as especies.

A partir desta minuciosa pesquisa é que surgiu o tomate moderno de sabor perfeito, que com certeza agradará paladares. Para Klee, grande parte da culpa da alimentação não-saudável em que vivemos se dá pelo fato da falta de sabor dos alimentos, o que faz o que que ingerimos alimentos processados que contém sabores industrializados e substituem um sabor, que na verdade, deveríamos sentir dos alimentos naturais.


Fonte: Reprodução /epicurious

Outro grupo de chefs e experimentadores da Rede Culinary Breeding também buscam melhoramentos nos alimentos, mas de uma forma mais interativa e natural. Eles testam, cheiram e provam os alimentos. A partir deste método, desenvolveram uma pimenta que tem todo o sabor floral de uma habanero mas sem o ardor forte.

Em 2017, talvez, esses alimentos saborosos e suculentos devem começar a aparecer no mercado. No entanto, esse melhoramento genético anda na contramão da indústria alimentícia, que prioriza uma alimentação rápida e barata. A boa notícia é que, certamente, o futuro será mais saboroso!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: