Categorias
Cardápios

Receitas com nomes esquisitos, conhece alguma?

Quando pensamos em Cueca Virada, e Barriga de Freira, a última coisa que nos vem na cabeça é comida, mas são pratos muito apetitosos! Conheça mais receitas com nomes esquisitos, e entenda suas origens!

Alguns pratos são nomeados pela sua aparência, bem no estilo “Isso tem cara de quê?”. Um bom exemplo é a Roupa Velha, receita portuguesa feita com as sobras no Natal. Ela tem esse nome porque é toda colorida e “bagunçada”.

Roupa Velha

Pode ser feita de bacalhau, carne bovina, carneiro, qualquer coisa!

Diz a lenda que a Barriga de Freira chama assim por causa da sua cor. É um pastelzinho de folha de hóstia, tão branco quanto (supostamente) a barriga das freiras portuguesas, que dificilmente tomam sol.

Cueca Virada lembra, com um pouquinho de imaginação, uma roupa de baixo torcida, daquelas que acabaram de sair da máquina de lavar. É um pão doce italiano, e também é chamado de Calça Virada e Orelha de Gato.

Cueca Virada

Esse tipo pastel de nome curioso ficou famoso nos bares de São Paulo. É apenas uma versão redonda do que já conhecemos. Pode ser frito ou assado, e recheado como quiser.


Pastel redondo? Não, o nome disso é Disco Voador.

Mané Pelado nada mais é do que Bolo de Mandioca. Por que o nome então? Existia uma superstição engraçada de que deveria se colher as mandiocas totalmente nu, se não amargava. Então um Bolo Mané Pelado só pode ser feito com mandiocas boas! 😀

Bolo

E aí onde você mora, tem algum prato com nome estranho?