5 receitas inusitadas com grão de bico

2 avaliações

Facilmente encontrado em supermercados em forma de grãos crus ou cozidos, o grão de bico é uma leguminosa rica em nutrientes como proteína, vitaminas e minerais - essenciais para o bom funcionamento do organismo. O grão de bico também possuí um sabor suave, agradando o paladar de muita gente e marcando presença nas principais refeições familiares. Além disso, o grão é um alimento versátil, podendo ser utilizado em dezenas de pratos diferentes.

Pensando em sair do convencional, o CyberCook selecionou para você pratos inusitados com o grão de bico que aliam sabor em receitas pra lá de criativas. São doces, saladas, massas para torta, hambúrguer vegetariano, patê e até chantilly feitos com a leguminosa. Com tantas aplicações diferentes, agora você tem motivos de sobra para incluir o grão de bico no cardápio!

Homus (patê árabe)

O homus ou pasta de grão de bico, é um patê árabe feito a partir da leguminosa, sendo um ótimo antepasto para comer com torradas. Para fazer a pasta, deixe de molho 250 gr de grão de bico de um dia para o outro. Ferva ele por cerca de 15 minutos e reserve junto com uma xícara (chá) da água do grão. Retire ao máximo as cascas e coloque no multiprocessador para bater. Adicione 2 colheres (sopa) de limão, 4 dentes de alho e a água do grão. Acrescente sal e duas colheres (sopa) de tahine e bata novamente. Passe para um recipiente, regue de azeite e sirva!




Fonte: Reprodução / CyberCook

Hambúrguer Vegano

Para fazer o hambúrguer vegano de grão de bico, em um recipiente junte 2 xícaras (chá) de grão de bico cozido e amassado, 2 colheres (sopa) de óleo, 2 dentes de alho, 1 cebola pequena ralada, sal, pimenta e cheiro verde a gosto. Misture e incorpore todos os ingredientes e vá adicionando aos poucos farinha de trigo até a massa dar liga e desgrudar das mãos. Faça o formato dos hambúrgueres e grelhe em uma frigideira aquecida com fio de azeite.


Fonte: Reprodução / finedininglovers

Massa para Torta

Uma receita versátil é a massa para torta de grão de bico. Rápida, prática e saborosa, a massa fica levinha e pode ter o recheio de sua preferência. Para fazer a massa, bata no liquidificador 2 xícaras (chá) de grão de bico cozido juntamente com 2 colheres (sopa) de azeite, sal e temperos a gosto até a massa ficar homogênea. Forre uma assadeira com a massa e leve para o forno em 180 graus por 15 minutos. Retire e recheie com os ingredientes de sua preferência.


Fonte: Reprodução / Pinterest

Chantilly de Grão de Bico

O chantilly de grão de bico, conhecido como aquafaba, é uma descoberta recente na culinária saudável/vegetariana. Utilizar o grão de bico para fazer chantilly, é uma alternativa saudável, econômica e vegana para as famosas claras em neve. A novidade promete revolucionar a culinária por ser uma alternativa cheia de custo benefícios. Para fazer o chantilly, basta cozinhar o grão e, ao finalizar, separar 3/4 de xícara da água do cozimento. Bata na batedeira até dobrar o volume e acrescente 1/2 xícara (chá) de açúcar e 1/2 colher (chá) de essência de baunilha . Bata até atingir a consistência de mashmallow.


Fonte: Reprodução / divinacocina

Bolo de Chocolate

Quem não ama um bolo de chocolate, não é mesmo? Democrático, o bolo de chocolate agrada todos os paladares e combina em diversas ocasiões. Esta receita de bolo de chocolate substitui a farinha da massa pelo grão de bico. O resultado é um bolo mais saudável, nutritivo e saboroso.

Bata 2 xícaras (chá) de grão de bico cozido, 1 colher (sopa) de margarina e 4 ovos e bata até formar uma mistura homogênea. Adicione ½ colher (chá) de essência de baunilha, ½ xícara (chá) de açúcar, 1 colher (chá) de fermento em pó e 1 pitada de sal e bata por + 1 minuto. Coloque a mistura em uma tigela e adicione 140 gr de chocolate meio amargo derretido. Coloque a massa em uma forma untada e leve em forno médio pré-aquecido por 180°C por 50 minutos.


Fonte: Reprodução / Pinterest

Por Lívia Duarte 

Comente e compartilhe com os amigos do Cook Club!

Dê sua avaliação

Este comentário foi relevante? 1

recetas garbanzos

felisa - em 04/11/2015

Este comentário foi relevante? 0

Chantily de grao de bico
Ola!! Nao entendi a receita de chantily. Devo bater a agua ou os graos?? Obrigada

daniela - em 02/06/2016

1 Resposta
Resposta do CyberCook Olá, Daniela!

Obrigada pelo seu contato!

Cozinhe grão de bico e reserve 1 de xícara da água do cozimento. Bata o líquido, quando tiver dobrado de volume acrescente 1/2 xícara de açúcar comum e continue batendo até atingir a consistência de mashmallow mole. Adicione extrato de baunilha!

Abraços, Equipe CyberCook
Vídeos - Como Fazer