Receitas com bebidas alcoólicas

1 avaliação

As bebidas alcoólicas são o complemento perfeito para pratos suculentos. Elas conferem sabor, caramelizam e até ajuda a amaciar carnes! Existem vários jeitos de utilizá-las na preparação de receitas, veja alguns deles:


As cervejas são bastante utilizadas no preparo da carne, como o Lagarto da foto, e os vinhos, em doces e salgados diversos.

E cebolas caramelizadas com whisky? Elas são um ótimo acompanhamento para os seus hamburgeres caseiros! Você pode seguir nossa receita, finalizar com uma dose do seu whisky favorito e deixar encorpar um pouquinho.


Por acaso você já provou alguma receita feita com Jägermeister, um famoso destilado dos bares e baladas? Pois um chef de cozinha de Nova York fez um jantar inteiro utilizando a bebida nos preparos. No prato da foto, ele utilizou a bebida para caramelizar a carne de porco. Não dá água na boca?




Quer dar um sabor interessante e exótico no seu risoto? Ao invés do vinho, utilize cerveja no cozimento. Se quiser um sabor mais forte, pode até substituir parte do caldo de legumes por cerveja também (apenas parte, substituir 100% deixa amargo demais!). #ficadica Cyber Cook.



Um prato clássico do Reino Unido é o Fish and Chips, batata-frita com peixe empanado.

O empanamento com cerveja está cada vez mais popular por lá, e dá um sabor todo especial à receita. Para empanar com cerveja, deve-se fazer uma massa com:

- A mesma quantidade de cerveja e farinha de trigo

- Uma pitadinha de fermento

- Sal e pimenta à gosto

Misture delicadamente os ingredientes, mergulhe o peixe já temperado e frite por imersão no óleo. Fica muito crocante!

Aliás, as receitas com cerveja parecem ser uma tendência bem forte.


Um homem inventou, no Texas, uma maneira de fritar cerveja! É uma espécie de ravioli frito, recheado com cerveja. O inventor, disse que o sabor é como se você mordesse um pretzel e tomasse um gole de cerveja ao mesmo tempo. Vocês experimentariam?

Esse ano, o Dia de São Patrício (17/03) veio com uma novidade! Uma chef britânica criou um fantástico bolo de chocolate com cerveja preta. Ela incorporou a cerveja à manteiga, levando ao fogo rapidamente para que derretesse.


Algumas dicas na hora de acrescentar bebidas às suas receitas:

1. Se quiser que o sabor da bebida fique bem acentuado, não precisa colocar uma dose gigante. Utilize a bebida na finalização do prato, e você vai ver que o gosto fica bem mais forte.

2. Álcool evapora muito rápido. Se cozinhar a comida junto com a bebida, não se preocupe, o álcool já terá todo evaporado na hora de servir.

3. Experimente comer o prato tomando a bebida que você usou para prepará-lo, fica uma delícia! Essa dica funciona melhor com comidas que levam bebidas na finalização, pois ficam com o sabor mais acentuado.

4. Preste atenção na qualidade da sua bebida! Não há problemas em utilizar, por exemplo, um vinho muito barato para o cozimento de um ensopado, mas ele pode estragar o prato caso seja adicionado para finalizar.

Fotos: Reprodução / Pinterest / BBC / Thrillist / Wikipedia

Comente e compartilhe com os amigos do Cook Club!

Dê sua avaliação

Este comentário foi relevante? 0

Lagarto com cerveja preta
Aqui em casa faço a receita que recebi do Cybercook: Carne assada (lagarto) com cerveja preta e molho de tomate. Fica realmente muito bom.

Marlene Mendes - em 05/04/2015

Vídeos - Como Fazer