Tudo sobre carambola

Envie uma foto desta receita! Adicionar ao livro
Tudo sobre carambola
Tudo sobre carambola
Envie uma foto
Ingredientes
  • Fruta saborosa, aromática e muito decorativa, a carambola é fresca e apresenta poucas calorias. Saiba como explorá-la ao máximo.
  • Nativa do Ceilão, a carambola (Averrhoa carambola.) é cultivada há séculos na Ásia. Planta de clima tropical e subtropical, chegou ao Brasil somente em 1817, em Pernambuco, de onde se expandiu para todo o litoral brasileiro.
  • A carambola é uma fruta de apresentação exótica, com gomos achatados. Cortada no sentido transversal, apresenta um belo formato de uma estrela, fazendo dela uma fruta muito decorativa. A polpa é bem suculenta, aromática e de sabor agridoce. A cor varia do
  • Apesar de existirem diversas variedades de carambola em todo o mundo, somente duas estão comercialmente disponíveis no Brasil. Trata-se da carambola branca, variedade cultivada principalmente em São Paulo, que tem como característica a cor verde, mantida
  • Perfil nutricional
Como fazer
  1. A carambola é ideal para as pessoas que querem perder ou controlar o peso, porque tem poucas calorias.
  2. Uma fruta média (100 g) fornece 35 calorias.
  3. É, ainda, uma boa fonte de fibras, que ajudam a melhorar o funcionamento do intestino e a controlar a saciedade.
  4. Como comprar e armazenar Quando for comprar carambola, escolha as mais firmes, de casca brilhante e uniforme.
  5. Evite as de aspecto murcho e com cor amarelo acentuado.
  6. Apesar de sua aparência frágil, esta fruta conserva-se bem e pode ser mantida em temperatura ambiente por três a quatro dias, e sob refrigeração, por mais de 15 dias.
  7. Neste caso, quando for usá-la, retire com uma faca os cantos dos gomos, que são mais frágeis e escurecem com mais facilidade.
  8. Como usar A carambola pode ser consumida ao natural ou usada no preparo de geléias, caldas, compotas, recheio para bolo, salada de frutas ou salada de folhas, sorvetes, sucos, musses, molhos para carnes e peixes, picles e, ainda, na preparação de vinhos, licores ou doces.
  9. As flores da carambola também são comestíveis.
  10. Experimente preparar uma salada de folhas verdes, com tomate-cereja e rodelas de carambola, temperadas com sal e folhas de hortelã, regada com azeite de oliva misturado com vinagre balsâmico.
  11. Outra sugestão é assar a carambola inteira em forno médio até dourar levemente e servir com carne assada.
  12. O tradicional vinagrete de tomate e cebola para churrasco pode ser preparado com carambola no lugar do tomate.
  13. Ganha-se no sabor e no aroma.
  14. Valor nutricional de 1 unidade média (100 g) Energia - 35 kcalorias Carboidratos - 8 g Proteínas - 0,5 g Gorduras - 0,5 g Fibras - 2,5 g Potássio - 165 mg Vitamina C - 20 mg Vitamina A - 495 UI.

Receita indicada por Cristina cardoso
Tags:
Esta com dúvidas sobre esta receita? Tente o nosso fórum culinário!

Reportar erros nesta receita

Vídeos relacionados:

Você também pode gostar ...

Envie uma foto desta receita! Adicionar ao livro
Este comentário foi relevante? 0

Adoooooro Carambola, pena que minha médica me proibiu de comer...mas vou continuar fazendo algumas receitas, para a família!!

Eloisa - em 26/04/2013
Vídeos - Como Fazer