Início

Receitas

Risotos

Risoto à Piemontese Tradicional

Risoto à Piemontese Tradicional

sem glúten

0

Tempo de preparo

45 min

Porção

9 porções

Cifrão

Valor por porção

R$4,27

Informação nutricional

Valor nutricional

406,09 kcal

Orion Henrique Koch

Receita enviada por Orion Henrique Koch

Em 24/03/2012

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. Primeiro dissolva os envelopes do tempero pronto em 2 litros de água, junto com o orégano e o manjericão. Deixe a mistura ferver por 5 minutos e passe por uma peneira para retira o orégano e o manjericão. Dessa forma, fica na água apenas o sabor dos dois. Reserve para usar no cozimento do arroz.

  • 2. Numa panela grande aqueça o óleo e a manteiga. Deixe derreter e junte a cebola e o alho. Deixe dourar.

  • 3. Acrescente o arroz, sem lavar (para conservar suas propriedades), e deixe-o fritar por 2 minutos mexendo bem. Depois acrescente o vinho, sempre mexendo, e espere que evapore.

  • 4. Com o auxílio de uma concha, vá despejando aos poucos o caldo que preparamos no início. À medida que o arroz for secando adicione mais caldo, sempre mexendo. Não tampe a panela. Quando estiver quase ponto, adicione as ervilhas e deixe-as cozinharem um pouco junto com o arroz, mas não deixe que se desmanchem.

  • 5. No final, não deixe o caldo secar (deixe o arroz ficar bem molhado), apague o fogo e acrescente o creme de leite, o presunto e o queijo. Misture tudo e sirva logo em seguida (senão ele seca).

  • 6. Dicas: Se você gosta de um sabor mais apurado use duas xícaras de vinho. Vá experimentando o arroz enquanto cozinha. O arroz arbóreo tem ponto diferente do arroz comum. Ele não fica mole tão rápido quanto o comum. Se quiser mais mole, continue cozinhando até atingir o ponto que você deseja, mas não cozinhe demais senão ela virá pirão.

Logo Carrefour

Sobraram ingredientes?

Nós te ajudamos a encontrar novas receitas:

Selecione os ingredientes que sobraram:

Recomendamos pra você
Comentários