Receita Artezanal Para Produção De Vinagres Puros

Envie uma foto desta receita! Adicionar ao livro
Como fazer
  1. Receita Artezanal Para Produção De Vinagres Puros Orlando Zancanaro Junior Profº de Tecnologia de Fermentação da USP 1 - Prepare o suco da fruta como se fosse para beber.
  2. Frutos pouco doces como laranja, maçã, melancia, etc, deve-se adicionar cerca de 60 gramas de açúcar por litro de suco obtido.
  3. 2 - Acrescente cerca de 1 g de fermento prensado (fermento de pão) e uma colher de suco de limão para cada litro de suco.
  4. Existem pacotinhos de fermento prensado de 15 gramas cada e portanto pode servir para 15 litros, metade para 7,5 litros e assim por diante.
  5. 3 - Deixe fermentar durante uma semana num recipiente de plástico, vidro ou aço inox.
  6. Mantenha um pano fino cobrindo a entrada do recipiente para evitar entrada de insetos e permitir a saída do gás carbônico que se forma na fermentação.
  7. Se a espuma que se forma alcançar o pano, retire, lave e o recoloque.
  8. A formação de espuma indica boa fermentação.
  9. 4 - Passado o tempo recomendado, coe em pano de algodão procurando se livrar do sedimento que está no fundo, pois ele turva o fermentado.
  10. O armazenamento deste suco fermentado (vinho) em garrafas plásticas de 2 litros por cerca de 2 meses torna o produto bem límpido pois o sedimento restante da filtração vai também para o fundo.
  11. É bom afrouxar a tampa uma vez por semana para liberar o gás residual, entretanto, deve se manter a tampa apertada pois a presença do gás protege o vinho de infecções prejudiciais durante a clarificação do produto.
  12. Entenda bem; o gás é importante porém o excesso deve ser liberado e ficar apenas uma pequena pressão sobre o vinho.
  13. 5 - Coloque este suco fermentado e limpo (vinho clarificado) num recipiente também inoxidável(plástico, vidro, aço inox.
  14. Etc) de forma que ocupe aproximadamente metade do recipiente pois nesta fase fermentativa é preciso bastante ar.
  15. Adicione cerca de um copo de vinagre comercial por litro de fermentado.
  16. Ajuste o pano de algodão na boca do recipiente e amarre para evitar os insetos que tentarão entrar de todas as maneiras possíveis, pois eles amam esse produto e se entrarem vão criar muitos filhotinhos ali pois eles sabem o que é bom para suas crias.
  17. 6 - Mantenha assim por cerca de 40 dias, num local limpo e de temperatura amena(Nem muito quente nem muito frio).
  18. Deve-se formar uma espécie de nata sobre o material.
  19. Essa nata não deve ser tocada nem agitada pois é o fermento do vinagre(mãe do vinagre) e necessita permanecer na superfície para absorver o ar que vai oxidar o álcool do vinho a ácido acético.
  20. 7 - Passado o tempo recomendado o vinagre deve estar pronto.
  21. Prove: Se achar fraco deixe mais uns dias e se achar muito ácido está pronto.
  22. Para consumir dilua com água a gosto.
  23. 8 - Coe no pano novamente e armazene em recipiente bem fechado.
  24. As garrafas plásticas de 2 litros são excelentes pois vedam completamente e permitem que os sedimentos restantes se depositem no fundo facilitando sua remoção.
  25. Nestas garrafas, o vinagre fica completamente isolado, envelhece e melhora com o tempo, tornando-se mais saboroso, aromático e brilhante.
  26. 9 - Ao ser aberto para uso, o vinagre deve ser transferido para garrafas pequenas pois o produto pode voltar a fermentar e turvar.
  27. A adição de 1 grama de sal por litro de vinagre evita essa turvação pois o sal age como conservante natural do vinagre.
  28. Bons frutos, capricho na fermentação e envelhecimento fornecem excelentes vinagres.
  29. Os vinagres puros tem efeitos benéficos à saúde e um hábito alimentar bastante saudável é temperaras verduras com vinagre puro, azeite, alho, cebola e outros condimentos de preferências pessoais.
  30. Após algum tempo o vinagre extrai os componentes nutritivos e saudáveis dos vegetais formando um suco nutritivo e medicamentoso e que deve ser tomado com colher ao final da refeição.
  31. Se alguém lhe acusar de mal educado não ligue pois seu órgãos internos o achará muito simpático, educado e inteligente pois você estará ingerindo um verdadeiro elixir da saúde.

Receita indicada por Cozinha Light
Tags:
Esta com dúvidas sobre esta receita? Tente o nosso fórum culinário!

Reportar erros nesta receita

Vídeos relacionados:

Você também pode gostar ...

Envie uma foto desta receita! Adicionar ao livro
Vídeos - Como Fazer