Início

Receitas

Carnes

Ragu de Costela de Boi

Ragu de Costela de Boi

diet
sem glúten
sem lactose

0

Tempo de preparo

1h20

Porção

12 porções

Cifrão

Valor por porção

R$2,91

Informação nutricional

Valor nutricional

230,47 kcal

Monica Abreu

Receita enviada por Monica Abreu

Em 22/01/2013

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. Lavar muito bem a carne e deixar no suco de limão.

  • 2. Colocar o óleo em panela de pressão e selar a carne aos poucos e reserve.

  • 3. Depois de selar toda a carne, voltar tudo pra panela e colocar a cebola e o alho.

  • 4. Misturar e deixar refogar bastante, mexendo sempre.

  • 5. Quando a cebola estiver mais translúcida, colocar o 1,2 L de água fervendo, o louro e os caldos de costela.

  • 6. Cozinhar na pressão por 35 minutos (contar o tempo após a pressão iniciar).

  • 7. Desligar a panela e esperar sair a pressão.

  • 8. Abrir a panela e ver se a carne está bem macia. Ela deve desfiar fácil, com a ajuda de um garfo.

  • 9. Se precisar, deixar mais um pouquinho na pressão.

  • 10. Desfiar toda a carne e voltar para o caldo da panela.

  • 11. Juntar o tomate, o vinho, e a polpa de tomate.

  • 12. Cozinhar com a tampa aberta, até o caldo engrossar.

  • 13. Colocar as ervas, mexer por 2 minutos.

Observações

  • 1. Observações: muito gostoso para comer com polenta, massa, pão, ou como a imaginação mandar! não usar vinho tinto de segunda, pois estraga a receita.

  • 2. Também não precisa ser muito caro, eu usei um chileno cabernet e ficou ótimo.

Dica do CyberCook

  • 1. Para a carne não soltar água na hora de selar, fritar aos poucos sem colocar nenhum sal (na receita não vai, mas a dica serve para qualquer preparo que tiver que selar a carne) e só mexer na carne para virar somente na hora que o cinza estiver chegando na parte que ficou pra cima do óleo, aí, virar delicadamente sem furar com o auxílio de uma escumadeira ou uma pinça.

  • 2. Isso vai diminuir muito a água que a carne solta e vai manter todos os sucos dentro dela, deixando-a macia e deliciosa.

Logo Carrefour

Sobraram ingredientes?

Nós te ajudamos a encontrar novas receitas:

Selecione os ingredientes que sobraram:

Recomendamos pra você
Comentários
Rolf

Rolf

18/05/2020

Parabéns pela receita, deixaria cozinheiro italiano com água na boca

CyberCook

CyberCook

19/05/2020

Oi Rolf, tudo bem? Nós também adoramos essa receita! Muito saborosa! Quando fizer nos envie a foto para postarmos no site! Abraços.

afonso

afonso

22/02/2013

Pena..... de quem não comeu o ragu da receita da mônica, agora só fazendo pra saber como é bom...... Então negada vamos tirar a lona e as grades desse papo fazer a receita, e não dar atenção pra esse comentário da roma nona sei lá o que é essa coisa.

Diogo

Diogo

21/02/2013

Ótima receita! O Roma! Concordo que com o osso fica melhor. Mas para de "se pendurar na receita dos outros" , como disse nosso amigo. Você se diz tão educado e de alto nível to comparando VACA ATOLADA com RAGÚ?! Do meu Ragú cuido eu! E deixa a monicota cuidar do dela. :)

sylvia

sylvia

21/02/2013

Nossa ! Ficou incrível ! Desmancha na boca e o complemento sugerido ... Hummmmmm ! 100 Estrelas !

Paulo

Paulo

21/02/2013

Testei a receita e achei o ragú delicioso. Roma, posta a sua. Quero comer seu Ragú!

Constancio Carvalho Neto

Concordo inteiramente com Roma. Não cometa o desatino de remover a carne crua da costela. Cozinhar a costela tal como veio do boi (vaca, novilho ou assemelhado) e só depois de bem macia, retirar a carne do osso. O gosto dessa carne ficará bem mais acentuado.

Monica Abreu

Monica Abreu

21/02/2013

Constancio, como vai? Entendo o seu ponto, mas essa receita que postei é feita desta maneira, e ela não diminui a graciosidade do seu sabor.. talvez a costela cozida com seu osso realmente fique mais saborosa, mas acho que existe espaço para todo mundo e todos os métodos. De qualquer forma, fica a dica e quem sabe de uma próxima vez, eu faça a receita e mantenha os ossos antes de cozinhar? :) Obrigada.

ROMÃO MIRANDA VIDAL

Primeiro. Não generalize. Existe costela de vaca, de novilho, de novilha. Segundo. Não dificulte. Que tal uma receita de "Vaca atolada"? Fica mais fácil. Depois de fria e macia, retiram-se os excessos de gordura, as aponeuroses e as costelas. Cozinhar com as costelas, deixa o prato -Ragu - com mais sabor e ficam mais fácil de desfiar, do que cozinhar em separado.

geni valle bileski

primeiro: que tal pôr em prática a educação que"talvez" vc tenha recebido. Faça comentários relevantes à receita e não a redação, sexo do anjos, etc. Sr roma ou Sra. Roma, poste você o seu Ragú perfeito ao invés de ficar se pendurando na receita alheia. Pessoas deselegantes não são bem vindas em lugar algum. !

Monica Abreu

Monica Abreu

20/02/2013

Roma, como vai? Fiquei meio surpresa com seu comentário.... Nao fui genérica, e sim específica: costela de BOI, e nao vaca, novilho, etc. Depois... Vaca atolada é um outro prato, uma outra receita, onde a carne é cozida com mandioca, nao leva vinho e tem outra proposta... Com carinho, aconselho que você teste a receita que postei, se tiver um pouco de tempo e paciência; garanto que vai gostar muito e constatar que é bem diferente de vaca atolada :)

ROMÃO MIRANDA VIDAL

Ao insignificante "zinho", a minha educação não permite que em um ato de rebaixamento ao seu nível seja ele em que nível se encontrar, se é que tal exista, entre em uma polêmica insipida, mas que tem as características odoríficas de CH4, venha me rebaixar em polemizar. Infelizmente pessoas como a sua, apresentam níveis de pertubação psicológica, não se adequam ao meio social, são mal resolvidas emocionalmente e faço das suas palavras as minhas: Pessoas deselegantes não são bem vindas em lugar algum!

Monica Abreu

Monica Abreu

21/02/2013

Zinho, agradeço a sua colocação e gentileza. :) Roma, agora quem ta fazendo a polêmica é você, sendo tão duro nos seus comentários... ficou feio. Uma pena...