Peru de Natal

Envie uma foto desta receita! Adicionar ao livro
Ingredientes
  • 01 Peru vivo, que deve ser abatido 03 dias antes do natal.
  • Vinha d'alhos:
  • 01 Garrafa de vilho branco de boa qualidade
  • 03 Limões grandes
  • Tempeiro (cominho e pimenta do reino, moídos)
  • 04 dentes de alho amassados
  • Sal
  • 2ª Etapa:
  • Tomate
  • Pimentão
  • Cebola
Como fazer
  1. Mate o peru 3 dias antes do natal (21/12), tire os pés, a cabeça, os míudos devem ser tirados por baixo com cuidado para não estragar a pele.
  2. Depois de limpo e tratado, lave bem com o suco de dois limões, em um recipiente (preferencialmente de vidro) misture os ingredientes da vinha d'alho, e mergulhe o peru e cubra com papel filme ou com plastico incolor e leve a geladeira para descansar, lembrando de vira-lo duas vezes ao dia, para que o tempero penetre por igual.
  3. Na vespera do natal, retire o peru da geladeira e coloque em uma panela grande, acrescente os ingredientes da 2ª etapa à vinha d'alho e leve tudo ao fogo, com bastande cuidado para que a pele do peru não pegue no fundo da panela, ele deve ficar no fogo por aproximadamente 30 minutos, sendo sempre virado para que pré-cozinhe por igual.
  4. Quando tirar do fogo, deixe esfriar um pouco e costure o couro do pescoço fechando para que o recheio não saia. colo o peru em uma posição que vc possa começar o processo do recheio.
  5. Com cuidado vá colocando a farofa às colheradas dentro do peru, e aperte um pouco para que fique bem firme, utilize se possivel tudo o recheio, tendo o cuidado de ir modelando o papo e deixar couro suficiente para fechar o peru.
  6. Puxe as asas para a posição desejada e prenda-as com fio dental, que será retirado depois que o peru estiver assado.
  7. Leve o peru ao forno coberto com papel aluminio, e vá regando com o caldo que sobrou na panela, quando estiver bem assado, retire o papel aluminio regue mais uma vez e deixe dourar.
Receita de minha mãe, era uma das preferidas de meu pai.
Hoje assumi o lugar de mamãe na cozinha, e sempre que tem alguma comemoração todos perguntam quem fez, pois ficam na duvida de que ela é que tenha preparado os pratos.


Receita indicada por Kátia Lordsleem
Tags: Aves, Pimenta do reino, Alho, Pratos principais, Receitas de Peru, Receitas Salgadas, Cominho, Limão, Receitas de natal, Nata
Esta com dúvidas sobre esta receita? Tente o nosso fórum culinário!

Reportar erros nesta receita

Vídeos relacionados:

Você também pode gostar ...

Envie uma foto desta receita! Adicionar ao livro
Este comentário foi relevante? 0

Faço a opção pela ave viva, pois é uma tradição de nossa família, quando a ceia esta pronta é um momento de lembrar-mos com alegria de nossa infância e das pessoas especiais que já partiram.

Káthynha - em 03/12/2007
Vídeos - Como Fazer