Pão Integral

Envie uma foto desta receita! Adicionar ao livro
Como fazer
  1. Pão Integral Ingredientes - 1 xícara (chá) de leite - 1 xícara (chá) de água - 3 colheres (sopa) de manteiga - 1 colher (sopa ) de sal - 2 tabletes (30g) de fermento biológico para pão - 1 colher (chá) de açúcar - 1/2 xícara (chá) de água morna - 3 colheres (sopa) de açúcar de cereais (malte) ou de glucose de milho - 5 a 6 xícaras (750 a 900g) de farinha de trigo integral - 1 a 2 xícaras (150 a 300g) de farinha de trigo branca - manteiga para untar Modo de Preparo 1- Derretendo a manteiga Numa panela, coloque o leite, a água, a manteiga e o sal, e leve ao fogo brando somente para aquecer, a fim de derreter a manteiga.
  2. Não deixe ferver.
  3. Passe para uma tigela e deixe amornar.
  4. 2- Preparando o Fermento Enquanto isso, em outra tigela, coloque o fermento e o açúcar.
  5. Untea água morna, misture, cubra com um pano de prato e deixe descansar em lugar protegido do frio até a mistura espumar (cerca de 20 minutos).
  6. 3- Testando a Temperatura Mergulhe o dedo na mistura de leite e conte, calmamente, até dez.
  7. Se você suportar o calor, a mistura estará morna.
  8. Junte a mistura de fermento já espumante à mistura de leite morna, acrescente o açúcar de cereais ou a glucose de milho) e misture bem.
  9. Vá juntando a farinha de trigo integral aos poucos, intercalando com a farinha de trigo branca, mexendo bem com uma colher de pau (ou um batedor de arame), até obter uma massa homogênea. quando ficar difícil de mexer com a colher, utilize a mão.
  10. 4- Amassando com as mãos Quando a massa se desprender da tigela, passe para uma superfície de trabalho polvilhada com farinha e amasse bem com as mãos, usando o pulso para abrir a massa na direção oposta à que você está trabalhando e, depois, trazendo-a de volta.
  11. Amasse assim por cerca de 15 minutos até obter uma massa elástica.
  12. 5- Fermentando a massa: Forme uma bola da massa e coloque numa tigela untada com manteiga.
  13. Cubra a tigela com filme plástico e deixe a massa descansar em lugar protegido do frio até dobrar de volume (em dias não muito frios, essa etapa leva cerca de 1 hora e 30 minutos).
  14. 6- Abaixando a massa: Abaixe a massa com o punho, retire da tigela e ponha sobre a superfície de trabalho polvilhada com farinha.
  15. Amasse um pouco com as mãos, por cerca de 1 minuto, forme uma bola e, com uma faca afiada, corte em duas partes iguais.
  16. Com a ponta dos dedos, como se estivesse tocando piano, abra cada pedaço da massa em retângulos com cerca de 3 cm de espessura cada um.
  17. 7 - Enformando pães: Junte as bordas da massa e aperte uma contra a outra para uni-las.
  18. Coloque os pães com a emenda da massa virada para baixo em duas fôrmas para pão, com 7 x 10 x 22cm, untadas com manteiga.
  19. Com uma faca afiada, faça três ou quatro cortes transversais na superfície.
  20. Cubra com pano de prato e deixe em lugar protegido do frio por cerca de 40 minutos ou até a massa mudar de volume.
  21. Enfie então o dedo na massa: se o buraco permanecer sem voltar à tona, a massa estará pronta para ir ao forno imediatamente.
  22. Rende 16 porções.

Cozinha: Brasileira
Receita indicada por pr48801@intra.procergs.com.br
Tags: Receitas de Pão, Pães, Farinha de trigo, Culinária Popular, Sem Glúten, Brasileira, Pão integral
Esta com dúvidas sobre esta receita? Tente o nosso fórum culinário!

Reportar erros nesta receita

Vídeos relacionados:

Você também pode gostar ...

Envie uma foto desta receita! Adicionar ao livro
Vídeos - Como Fazer