Início

Receitas

Pães

Panetone

Panetone

vegetariana

0

Tempo de preparo

1h45

Porção

20 porções

Cifrão

Valor por porção

R$1,87

Informação nutricional

Valor nutricional

383,98 kcal

CyberCook

Receita enviada por CyberCook

Em 22/04/2022

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. Em uma vasilha, faça uma esponja com 100g de farinha de trigo, o fermento e um pouquinho de água.

  • 2. Deixe descansar por 15 minutos.

  • 3. Após este descanso, adicione o restante dos ingredientes menos as frutas.

  • 4. Deixe descansar, coberta por um pano, durante 20 minutos.

  • 5. Após este descanso, acrescente as frutas, faça os modelos, coloque nas formas e deixe descansar novamente até quase atingir o dobro.

  • 6. Após tudo pronto, pegue uma lâmina, faça os cortes em formato de cruz em cima de cada panetone, puxe as abinhas para fora e coloque por cima uma colherinha de manteiga sem sal.

  • 7. Leve para assar em uma assadeira ou forma de papel.

  • 8. Usar forno médio 180ºC.

  • 9. Rende 4 panetones grandes.

Dica Cybercook

  • 1. Ao invés de frutas e passas, coloque a mesma quantidade de gotas de chocolate (antes passe-as na farinha de trigo e misture-as delicadamente na massa) que você vai ter um chocotone delicioso.

Logo Carrefour

Sobraram ingredientes?

Nós te ajudamos a encontrar novas receitas:

Selecione os ingredientes que sobraram:

Dicas

Recomendamos pra você
Comentários
Lidiane Oliveira

Olá, vou fazer amanhã, se eu preferir trocar as frutas por chocolate posso incluir alguns pedaços de chocolate meio amargo ou isso altera a receita?

CyberCook

CyberCook

10/12/2018

Olá Lidiane, Obrigada pelo contato (: Pode sim substituir as frutas pelo chocolate picado ou gotas de chocolate. Depois nos conte como ficou e envie uma foto do seu panetone. Nós publicamos a foto no site e nas redes sociais!

Juliano

Juliano

04/02/2017

Olá! Estou com um pequeno problema. Dividi a receita por 4 para fazer em menor quantidade, mas a massa não está crescendo. Utilizei fermento seco, 1/3 da medida que pede para o orgânico. Não sei se é a quantidade de água que pode estar afetando o crescimento da massa. Enfim, se conseguirem me dar uma ideia do que pode estar dando errado eu agradeço :)

Lav?nia Alves

Lav?nia Alves

30/10/2016

Adorei a receita. Gostaria de saber por quanto tempo ele fica ao forno? E a manteiga sem sal colocada no final pode ser substituída por gema de ovo diluída em leite?

CyberCook

CyberCook

30/10/2016

Olá, Lavínia! Obrigada pelo seu contato! Deixe o panetone assando cerca de 30 a 40 minutos ou até que ele esteja douradinho. Utilize a manteiga ou margarina mesmo, pois a gordura não deixa a massa ressecada e o pão fica douradinho. Abraços, Equipe CyberCook (:

Micheli

Micheli

24/12/2015

Eu fiz ele pelo segundo ano para o Natal e das duas vezes que fiz ficou ótimo,todo mundo gostou e me pediam "Que receita é essa ?"Foi um sucesso.Obrigada pela receita maravilhosa será sempre o meu panetone de Natal.

Mylena

Mylena

19/12/2015

Por gentileza, corrijam esta frase: Após este descanso, adicione o restante dos ingredientes menos as frutas, faça uma massa bem macia colocando as frutas e as uvas sempre por último. A frase pode terminar logo após "menos as frutas". Pq a segunda parte está confusa e contraditória. Fiz rapidamente, lendo pelo celular e conclusão: coloquei as frutas. Nem preciso dizer q obviamente não deu certo. Isso pq já tinha feito panetone...

CyberCook

CyberCook

19/12/2015

Olá, Mylena. Obrigada pelo seu contato! Primeiramente, pedimos desculpas pelo erro. Agradecemos pela sua atenção e já corrigimos o texto desta receita para que não haja erros futuros. Um Feliz Natal e Ano Novo, Abraços, Equipe CyberCook (:

Ricardo

Ricardo

02/11/2015

Essa receita é mesmo original do Benjamin Abrahao?

CyberCook

CyberCook

02/11/2015

Olá Ricardo, Sim, esta receita foi nos dada pelo próprio Benjamim Abrahão em uma das vezes que estivemos com ele em entrevista, nos meados de 2000. Bons e saudosos tempos! Veja este vídeo: http://mais.uol.com.br/view/mqjcbg9znoh1/paodoce-do-benjamim-04029A326CDCC933A6 ... nós estávamos lá! Obrigado Equipe CyberCook

Washington

Washington

16/10/2015

Olá, boa tarde! Vocês dizem que o rendimento é de "6 porções", eu só gostaria de saber o tamanho desta porção, seria a forma de panetone de 500gr ? Obrigado.

CyberCook

CyberCook

16/10/2015

Olá Washington, Na verdade cada porção equivale a 170g aproximadamente. Abraços, Equipe CyberCook

Romantiele

Romantiele

17/12/2014

Poço substituir o fermento fresco pelo seco instantâneo? Terá alguma alteração no processo de preparo?

CyberCook

CyberCook

17/12/2014

Oi Romantiele! Pode sim, porém, deve-se seguir uma determinada proporção: para cada 3 tabletes de fermento fresco, use apenas 1 pacotinho do fermento seco instantâneo. Para aplicar na receita, faça da mesma forma que o fresco, começando pela esponja. Abraços, Equipe CyberCook

Thereza Teixeira

Eu gostei, porém não achei que fique com gosto de panetone! São seis gostas de cada essência mesmo?

CyberCook

CyberCook

11/12/2014

Oi Thereza! Isso mesmo. Se gostar de um gosto mais forte, pode adicionar mais algumas gotinhas! =) Abraços, Equipe CyberCook

Cassia Santos

Cassia Santos

10/12/2014

Eu posso usar parte da massa e a outraparte guardar num pote na geladeira?

CyberCook

CyberCook

10/12/2014

Oi Cassia! Uma vez que a massa vai pra geladeira, ela pára de crescer, o que acaba comprometendo o resultado final da receita. Abraços, Equipe CyberCook