Niguiri suschi

Envie uma foto desta receita! Adicionar ao livro
Ingredientes
  • 1 xícara de arroz japonês de grãos curtos ou cateto
  • 1 xícara de água
  • 2 colheres (sopa) de vinagre de arroz
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 1 colher (chá) de sal
  • 250 gr de peixe (atum, salmão) fresco, cru
  • 250 gr de camarões grandes frescos, crus
  • 1 pedaço de raiz-forte fresca de 5 cm (ou use wasabi comprado pronto)
  • 1 colher (chá) de vinagre de arroz dissolvido em 3 colheres (sopa) de água
  • Shoyu para acompanhar
Como fazer
  1. Lave o arroz várias vezes, mexendo com a mão, até a água ficar limpa, escorra bem, coloque em uma panela, cubra com água, deixe de molho por 30 minutos, tampe a panela, leve ao fogo alto, deixe ferver, reduza o fogo ao mínimo, cozinhe por cerca de 8 minutos, tire do fogo e deixe sobre o fogão, sem abrir.
  2. Em uma panelinha misture vinagre, açúcar, sal, leve ao fogo brando, aqueça mexendo sempre, até dissolver o açúcar sem deixar a mistura ferver e tire do fogo.
  3. Coloque o arroz em uma vasilha grande e rasa, espalhe com uma colher de pau, respingue a mistura de vinagre sobre o arroz, misture delicadamente e reserve.
  4. Coloque o peixe sobre uma tábua de cozinha e, com uma faca afiada de lâmina bem fina, corte verticalmente com um movimento firme e preciso, em fatias de, no máximo 0,5 cm de espessura e reserve.
  5. Com a faca retire a cabeça e as vísceras dos camarõese atravesse os camarõescom um espeto desde a cauda até a cabeça.
  6. Coloque água em uma panela em quantidade suficiente par cobrir os camarões leve ao fogo médio, deixe ferver, junte os camarões regue com 1 colher (sopa) de saquê e uma pitada de sal, cozinhe por 3 a 4 minutos e descasque os camarõesmantendo a cauda intacta.
  7. Com a faca abra os camarõesao meio no sentido do comprimento, pelo lado da barriga, sem separar as metades e respingue com vinagre de arroz.
  8. Passe a raiz-forte no lado fino do ralador em movimentos circulares até obter 1 colher (chá).
  9. Umedeça as mãos com a mistura de vinagre de arroz e água e espalhe um pouquinho de raiz-forte no centro de cada fatia de peixe ou no interior de cada camarão.
  10. Para preparar o sushi com peixe, com os dedos forme uma bolinha de arroz, coloque sobre a fatia de peixe, envolva o arroz com a fatia de peixe pressionando com ambas as mãos para firmar o bolinho e manter seu formato, coloque cuidadosamente sobre a superfície de trabalho e reserve.
  11. Para preparar o sushi com camarão coloque o camarãona palma da mão com a abertura virada para cima e vá preenchendo com arroz preparado, modelando com os dedos.
  12. Continue a preparar o sushi com os ingredientes restantes.
  13. Distribua o sushi em um prato de servir, coloque shoyu em tigelinhas e leve à mesa.
  14. Mergulhe o sushi no shoyu antes de servir.

Receita indicada por josé neves
Tags: Arroz, Camarão, Peixe, Raiz forte, Shoyu, Arroz Japonês, Vinagre, Açúcar, Molho de soja, Vinagre de arroz, Atum
Esta com dúvidas sobre esta receita? Tente o nosso fórum culinário!

Reportar erros nesta receita

Vídeos relacionados:

Você também pode gostar ...

Envie uma foto desta receita! Adicionar ao livro
Vídeos - Como Fazer