Minha Moqueca de Camarão

Envie uma foto desta receita! Adicionar ao livro
Como fazer
  1. Minha Moqueca de camarão - 1,5 kg de camarõesgrandes ou médios - 1/2 xícara de óleo ou azeite - 1 pimentão verde - 1 pimentão vermelho - 1 cebola grande, em rodelas - 3 dentes de alho picados - 6 tomates maduros, sem pele,picados - 1 vidro de leite de coco - 2 tabletes de caldo de camarãoou caldo das cascas de camarão bem concentrado - 3 colheres de sopa de azeite de dendê ou a gosto - sal e pimenta a gosto - coentro Tempere os camarõescom sal, suco de 1/2 limão, coentro e o leite de coco, deixando por meia hora, de molho.
  2. Numa panela, refogue os pimentões em rodelas.
  3. Quando estiverem já meio murchos, junte a cebola e o alho e refogue mais até que estes estejam no ponto (a cebola transparente e o alho começando a dourar).
  4. Acrescente os tomates e refogue, pingando água (se for usa o caldo de casca de camarão vá usando-o).
  5. Se for usar o tablete de caldo de camarão acrescente-os.
  6. Refogue até que obtenha um molho grosso, ainda meio pedaçudo, provavelmente, não vá utilizar todo o caldo de camarões.
  7. Junte o camarãocom seus temperos, o azeite dendê e tempere com sal e pimenta, depois de provar.
  8. Deixe cozinhar por exatos 9 minutos, contando da hora em que abriu fervura.
  9. Acrescente o coentro picado e desligue o fogo.
  10. Abafe com a tampa e deixe mais uns 5 minutos.
  11. Sirva com arroz branco.
  12. Caldo de camarão limpe os camarões reservando-lhes as cascas e cabeças ( se o peixeiro for limpá-los, peça-lhe as mesmas).
  13. Coloque numa panela, com meio litro de água e todos os temperos (sal, alho cebola, coentro) e deixe cozinhar, até que a água se reduza a 1/3 da inicial.
  14. Obs.
  15. Este não é o modo tradicional baiano, mas fica melhor que o próprio, pois o tempo necessário para o cozimento dos camarõesé menor que o necessário para o cozimento dos temperos e, na Bahia, raras são as boas moquecas de camarão geralmente, ou o camarãoestá cozido demais ou os temperos ficam meio crus.
  16. No Sul, sem panela de barro, fica mais difícil, ainda.

Receita indicada por Cyber Cook
Tags: Frutos do Mar, Receitas de Moqueca, Peixes e Frutos do Mar, Receitas de Peixes, Camarão, Pratos principais, Azeite
Esta com dúvidas sobre esta receita? Tente o nosso fórum culinário!

Reportar erros nesta receita

Vídeos relacionados:

Você também pode gostar ...

Envie uma foto desta receita! Adicionar ao livro
Este comentário foi relevante? 0

Observação


Vi essa mesma receita, inclusive as MESMAS PALAVRAS em uma "outra" receita de moqueca.... Será a mesma pessoa?? Ou um plágio? Me perdoem se eu estiver errada...

renata haydu - em 08/08/2016
Este comentário foi relevante? 0

Simplesmente maravilhosa! Já fiz diversas vezes! Como meu marido não gosta de pimentão, pico as duas cores em cubos bem pequenos, como os tomates e assim não incomoda! O gosto do tempero é divino. O colorido é lindo e o aroma é apaixonante. Se fizer a receita reduzida, cuidado ao adicionar o caldo, colocando muito vai ficar um molho muito líquido. SIMPLESMENTE MARAVILHOSA!

Rosemeire Ramos - em 22/05/2009
Este comentário foi relevante? 0

SALVOU MINHA PELE!!!


Quero aqui agradecer todo o sucesso que fiz com a receita de "Minha moqueca de Camarao" muito simples de se preparar e deliciosa!!! Estava em pleno feriado do Furacao Isabel, com amigos em casa na hora do almoco e nao sabia como me virar, vi que tinha ca

Nivea Liane Muniz - em 02/07/2013
Vídeos - Como Fazer