Leitão da bairrada

Envie uma foto desta receita! Adicionar ao livro
Leitão da bairrada
Leitão da bairrada
Envie uma foto
Ingredientes
  • Um leitão de 6 a 8 Kg máximo
  • massa de malagueta
  • alho moído duas cabeças
  • 70gr de banha
  • 50 cc de azeite
  • 2 folhas de louro moídas
  • sal grosso 3 colheres de sopa
Como fazer
  1. Depois de bem lavado e escorrido, barra-se com a mistura dos ingredientes que forma um creme, por dentro e por fora. deixa-se repousar duas horas em local fresco e leva-se ao forno num espeto, ou se não tiver espeto num tabuleiro alto munido de grelha, sendo que o leitão deve repousar em cima da grelha e o tabuleiro deve ter um fundo de agua para receber o molho que vai destilando e não deixar secar demasiado o preparo logo á entrada.
  2. De seguida deve preparar-se um ramo de salsa ou louro bem amarrado e uma tigela de vinho tinto de boa qualidade. de meia em meia hora deve aspergir-se o leitão com bom vinho para lhe dar sabor e lhe tornar a pele estaladiça.
  3. A paciência e o bom senso fazem o resto.
esta receita vem sendo preparada por mim à longos anos e como resultado da minha vinda para os Açores e a fala nessa época de resaurantes que servicem de forma agradável, o meu gosto pela cozinha levou-me a conslutar diferentes receitas e do todo e da experiencia nesceu esta que transmito com muito gosto.


Receita indicada por Maria Moreira
Tags:
Esta com dúvidas sobre esta receita? Tente o nosso fórum culinário!

Reportar erros nesta receita

Vídeos relacionados:

Você também pode gostar ...

Envie uma foto desta receita! Adicionar ao livro
Este comentário foi relevante? 0

Este é sem duvida um dos pratos mais apreciados da familia e amigos para ocasiões especiais. Não sendo fácil de elaborar é um prato que compensa pelo agrado que confere.

Maria Moreira - em 06/07/2009
Vídeos - Como Fazer