Lambreta

Envie uma foto desta receita! Adicionar ao livro
Como fazer
  1. Lambreta * Não pense, como muita gente, que a lambreta grande é a boa.
  2. Prefira de tamanho médio para pequeno.
  3. Escolha e confira para que venham todas fechadas.
  4. Coloque as lambretas de molho em bastante água para ir largando a sujeira (lama e areia), de vez em quando troque a água.
  5. Pegue uma escovinha (tipo de limpar unha) e em água corrente limpe lambreta por lambreta, esfregando bem até deixá-las completamente limpas -ficam brancas.
  6. (Se não limpá-las bem limpas, será impossível beber o delicioso caldo) -depois que adquiri daquelas máquinas de água a vapor, é o ouro para lavar as lambretas! - 3 dúzias de lambreta - 1 molho bem grande de coentro - 1 molho razoável de cebolinha - 2 tomates (médios) maduros - 4 cebolas (médias) -de preferência roxas, podendo aumentar ou diminuir a quantidade dependendo do gosto do freguês - 3 ou 5 dentes de alho - *: o alho não deve ser usado em número par porque não tempera - pitadinha de pimenta do reino - sal à gosto - algumas gotinhas de limão - 1 colher(sopa) de azeite doce -espanhol ou português do bom - água que dê para cobrir as lambretas Corte todos os temperos bem miudinhos e coloque com a água no fogo, quando ferver coloque as lambretas.
  7. VARIAÇÃO DO MEU SOBRINHO ANDRÉ: não colocar água, sim os temperos com um tanto de azeite doce, as lambretas cozinham no vapor.
  8. Quando as lambretas abrirem estão prontas para ser saboreadas.
  9. Sirva as lambretas em pratos ou cumbucas de barro e o caldo em copos ou canecas.
  10. PARA ACOMPANHAR:  bandas de limão para pingar tanto na lambreta como no caldo e  molho lambão com e sem pimenta (por Dirlene Cerqueira).

Receita indicada por Maria Guimarães Sampaio
Tags:
Esta com dúvidas sobre esta receita? Tente o nosso fórum culinário!

Reportar erros nesta receita

Vídeos relacionados:

Você também pode gostar ...

Envie uma foto desta receita! Adicionar ao livro
Este comentário foi relevante? 0

Tempero do Alho


É realmente impressionante, coloquei 42 dentes de alho na minha receita e realmente, não ficou com aquele gostinho gostoso de alho...

Ficou foi com um MEGA gosto de alho!!

Um forte abraço,

Estevão - em 19/01/2010
Este comentário foi relevante? 0

azeite doce


Nesse grande Brasil, os nomes são regionais, o azeite doce, no sul, é azeite de oliva.
Esse prato é típico de Salvador. Se não encontrar marisco, faça com vôngole (berbigão), não fica igual, mas também, é uma delícia.
Parabéns, é sempre bom salvar as re

livrodoroque - em 02/07/2013
Vídeos - Como Fazer