Gnocchi Di Zucca (Abóbora)

Envie uma foto desta receita! Adicionar ao livro
Ingredientes
  • 1 abóbora cabochat pesando aproximadamente 700 g
  • 200 g de parmesão ralado fino
  • 1 ovo inteiro e 1 gema
  • um punhado de folhas de manjericão e sálvia bem picadas
  • 1 colher de sopa de noz moscada ralada
  • 1 colher de manteiga sem sal
  • 250 g de farinha de trigo
  • sal e pimenta a gosto
  • papel alumínio
Como fazer
  1. Corte a abóbora paralelo ao pistilo em duas partes iguais.
  2. Com a ajuda de uma colher, retire as sementes e as fibras.
  3. Disponha as duas metades já limpas em uma forma com um pouco de água no fundo.
  4. Cubra com papel alumínio e leve ao forno alto e pré-aquecido ( 200ºc ) por 40 minutos.
  5. Retire do forno e descubra e aguarde amornar, para continuar o procedimento.
  6. Com a ajuda de uma colher retire toda a polpa da abóbora.
  7. Tempere-a com sal e pimenta.
  8. Nesta polpa, misture todos os ingredientes: parmesão, o ovo, a gema a manteiga, a noz moscada, as ervas picadas e a farinha de trigo e misture até que se encorporem.
  9. Somente se for preciso dar ponto e mais firmeza, acrescente maias farinha de trigo, às vezes não é necessária ou requer pouca quantidade ( seu uso é para diminuir a umidade e dar liga).
  10. Faça pequenas " cobrinhas" com a massa enrolando na espessura de 1 dedo ( de 2 a 2, 5 cm ) e vá cortando seus nhoques com também 1 dedo de comprimento.
  11. Não polvilhe farinha ao enrolar a massa e fazer as cobrinhas, polvilhe apenas antes de cortar, perceberá que facilita o trabalho imensamente !.
  12. Conforme você vai cortando, vá armazenando em um forma, container ou superfície enfarinhada, todos os nhoques de sua produção e assim estarão prontos para serem cozidos.
Pratos a base de Gnocchi precisam ser preparados na hora, por isso você já deve ter uma GN, ou travessa com o molho bem mais espesso que o normal, pois parte da água de cocção fica na receita e hidratará o molho dando a suavidade necessária.

Umas das técnicas de pré-preparo é o "Branqueamento" - esta técnica consiste em passar primeiro em água fervente e logo após mergulha-los em água gelada ou com gelo sem tempero, para dar um choque térmico e cessar a cocção imediatamente. Após este processo você escorre e armazena-os umectados em óleo vegetal ( não usar azeite se for congelá-los, o azeite se solidifica a baixas temperaturas ).

Dessa forma como descrevo no item E, você pode armazená-lo pra uso no mesmo dia ou até no dia posterior ou congelá-lo em pequena porções de até 550 g de massa cozida. Quando usar uma embalagem plástica pra armazena-los, faça de forma horizontal, sem amontoá-los, aí vc veda a embalagem e leva ao freezer na mesma posição ( horizontal)

Outra forma de congelá-los é no seu estado "cru", pra isso vc deverá acomodá-los em uma forma plana , acomodados um a um, leve para um pré-resfriamento a -10ºC e depois de endurecidos , você armazena à sua conveniência e gosto.

Crédito da receita:
http://magodaspanelas.blogspot.com.br/2012/01/gnocchi-historia

Cozinha: Italiana
Receita indicada por Frederico Zavam
Tags: Receitas de Nhoque, Farinha de trigo, Receitas com Abóbora, Queijo Ralado, Manjericão, Cozinha Internacional, Manteiga sem sal, Abóbora japonesa, Parmesão ralado, Manteiga, Pimenta do reino, Noz moscada, Parmesão, Massas, Italiana
Esta com dúvidas sobre esta receita? Tente o nosso fórum culinário!

Reportar erros nesta receita

Vídeos relacionados:

Você também pode gostar ...

Envie uma foto desta receita! Adicionar ao livro
Vídeos - Como Fazer