Empadão Real (Bahia 1834)

Envie uma foto desta receita! Adicionar ao livro
Ingredientes
  • 1kg de farinha do reino,duas cuias de banha derretida e coada em pano branco e fino para tirar os pedacilhos de torresmos deixe repousando até firmar(esfriar e condensar)
  • Um guisado feito com uma galinha magra.
  • Duas gemas de ovos de galinha e uma de ovo de pata
Como fazer
  1. Passe a farinha do reino na arupemba(peneira de palha)para uma bacia(use uma tigela)agregue sal quanto for do gosto então as gemasbatidas no garfo a banha aos poucuchinhos para que se vire uma bola que não vá lhe grudar às mãos limpe as beiradas e cubra-lhe com um pano limpo e de leve molhado ficar descansando por dois quartos de hora longe da soalheira(trinta minutos longe do calor)Pegando na massa barrufe-lhe( sacudir) farinha e abra na tampa da mesa só um pouco, ajeite na chapa de assar redonda ou não(assadeira ou forma)agregue o guisado já descarnado(desfiado)apurado nos condimentos e no tempero verde arrume nos fundos e nos lados tudo por igual arrume por riba uma rodela a guisa de tampa lambuzando com uma gemade ovo de pata bem batida no garfo.
  2. Coloque numa trempe e vai para o forno que vai estar quente até a tampa secar ficando dourada e brilhante.
  3. Leve para a mesa ainda quente usando de guarnição repôlho escaldado num bom caldo com fôlhas de taioba escorridas.
  4. Este é um repasto domingueiro ou de agrado às visitas para um ajantarado.
Cidade de São Salvador ano de 1834 Copiada por D. Cotinha Receita de D Emengarda (Conhecida por D. Filinha mulher de seu Antenor) / o resto é desconhecido.


Cozinha: Brasileira
Receita indicada por Hada Novas
Tags: Sem Glúten, Receitas Salgadas, Culinária Popular, Lanches, Torresmo, Galinha, Tortas Salgadas, Salgadinhos, Banha de porco, Gema de Ovo, Brasileira, Azeitona
Esta com dúvidas sobre esta receita? Tente o nosso fórum culinário!

Reportar erros nesta receita

Vídeos relacionados:

Você também pode gostar ...

Envie uma foto desta receita! Adicionar ao livro
Este comentário foi relevante? 0

Achamos um antigo e amarelado livro de receitas nos "guardados" da minha avó.Minha mãe e eu corremos para a cozinha antiga da minha avó e fizemos juntas este pastelão que é de comer rezando!!

kadja - em 16/06/2011
Vídeos - Como Fazer