Cartola da Vovó Milina

Envie uma foto desta receita! Adicionar ao livro
Como fazer
  1. Cartola da Vovó Milina - 2 bananas - queijo manteiga (chamado assim na Paraíba e pode ser encontrado em lojas de produtos Nordestinos) - óleo de soja - margarina - chocolate ou achocolatado em pó - açúcar (preferencialmente do tipo cristal) Pegue uma assadeira, deixe esquentando no fogão por mais ou menos 1 minuto.
  2. Coloque um pouquinho de óleo de soja (para não deixar a banana grudar na panela) e também coloque uma colher de sopa caprichada de margarina.
  3. Quando estiver bem quente, coloque as duas bananas (Leia a dica antes de preparar a banana).
  4. Só retire a banana da frigideira (assadeira), quando ela começar a ficar douradinha, sem esquecer de virá-las.
  5. Com a mesma panela, coloque mais margarina e mais óleo de soja para o preparo do queijo: corte o queijo em uma grossa espessura (aproximadamente, 1cm) para que o queijo não se parta quando for removido da panela para ser colocado em cima das bananas.
  6. Coloque-os para assar, sempre utilizando um garfo, espetando o queijo e balançando-o para os lados.
  7. Depois, vire o lado do queijo, e quando você notar que o queijo já está ficando macio, retire-o e coloque no prato por cima da duas bananas que devem estar juntas lateralmente (o queijo deve estar inteiro, talvez isto seja difícil para quem ainda está começando a fazer este maravilhoso prato que minha avó, me ensinou).
  8. Depois de arrumado o prato, você deve colocar uma mistura de açúcar (preferencialmente do tipo cristal) e achocolatado em pó e despejar uma parte por cima da Cartola e o excesso, você deve colocar na lateral do prato pra quando você cortar a Cartola em fatias, poder melar a banana ou o queijo, na mistura.
  9. DICA: Antes de descascar as bananas, coloque-a em um local liso, ou na palma de sua mão, e fique rolando a banana com a intenção de amassar a banana, ou seja, deixar a banana mais macia.
  10. Isto serve para deixar a banana sem o gosto amargo depois de assada.
  11. Dedico o envio dessa mensagem para a pessoa que me serve de exemplo e que é a pessoa que mais amo na face do Planteta Terra, minha amada avó (Camila Wanderley Cavalcanti) chamada pelos netos de Vovó Milinha, residente no Estado da Paraíba.

Receita indicada por Felipe Tôrres Cavalcanti
Tags:
Esta com dúvidas sobre esta receita? Tente o nosso fórum culinário!

Reportar erros nesta receita

Vídeos relacionados:

Você também pode gostar ...

Envie uma foto desta receita! Adicionar ao livro
Este comentário foi relevante? 0

U lá lá...


Corri todas as lojas nordestinas daqui, mas ninguém vende o tal queijo. Usei mussarela e a molecada aqui de casa aprovou. O maridão achou meio enjoativo.

Paula - em 02/07/2013
Este comentário foi relevante? 0

Dica


Preferencialmente, use pouco açúcar pra não ficar enjoativo!

Glicéria - em 02/07/2013
Este comentário foi relevante? 0

CARTOLA NO FORNO


Tambéwm preparo excelente cartola, não sei se tão boa quanto a da vovó Milinha. Experimentem colocar as bananas cobertas com o queijo no forno pré-aquecido, depois de fritos, durante dez minutos. À mistura, adicionem um pouco de canela em pó e digam o que

José Lamarques de Medeiros - em 02/07/2013
Este comentário foi relevante? 0

Fez toda a diferença!


Sempre tentava fazer cartola aqui em casa mas nunca dava muito certo. Coloquei o queijo manteiga e fez toda a diferença! Deliciosa!

Roseane Agra Lima - em 02/07/2013
Este comentário foi relevante? 0

sugestão


usei queijo coalho e ficou boazinha também.

beijos,

SILVINHA - em 02/07/2013
Este comentário foi relevante? 0

cartola


Homi isso é prato mais gostoso que existe, e num adianta ficar inventando invenção não viu, é desse jeito aí, eu mesmo no lugar do óleo boto a manteiga de gado, aí é que o bicho fica com a gota serena de bom.

josa - em 08/09/2010
Este comentário foi relevante? 0

d+


ñ sei de nada!

Ana Vitória - em 03/06/2010
Este comentário foi relevante? 0

O queijo de manteiga realmente dá um toque especial !!! Antes eu fazia com o mussarela.

patrícia - em 29/02/2008
Vídeos - Como Fazer