Budião Azul a Moda Peregrino

Envie uma foto desta receita! Adicionar ao livro
Ingredientes
  • 1 budião azul (bico verde) inteiro de aproximadamente 2 a 3kg
  • 5 dentes de alho (dos grandes)
  • sal
  • 2 limões (grandes)
  • pimenta do reino
  • 1 cálice de vinho branco
  • cheiro verde (coentro e cebolinha)
  • Molho
  • 3 tomates bem vermelhos (dos grandes)
  • 1 cebola média
  • 1 pimentão verde (grande)
  • 1 xícara de cheiro verde (coentro e cebolinha)
  • 1 dente de alho
  • 1 caldo (knnor, maggi. . . ) de camarão
  • 2 colheres de sopa (bem cheias) de extrato de tomate
  • 1 colher de sopa de catchup
  • 300 a 500g (a gosto) de camarão descascado
  • 1 colher de sopa (rasa) de amido de milho (maizena)
  • sal (a gosto)
  • 1 colher de sobremesa de açúcar
  • azeitonas verdes (a gosto)
Como fazer
  1. Temperando o peixe e os camarões- coloque em um refratário (pirex) ou forma, o budião inteiro (lógico que sem vísceras e sem escamas, rsrs) e os camarões faça alguns furos na carne do peixe com a ponta de uma faca (não faça corte, pois a carne irá se despedaçar quando estiver cozinhando), esprema os dois limões por cima e na parte interna (barriga) do peixe, coloque sal a gosto, os dentes de alho bem picados ou amassados (com o espremedor), a pimenta do reino (tb a gosto) e o cheiro verde por toda a superfície e parte interna do peixe, derrame por toda a superfície o cálice de vinho branco, cubra com filme plástico e leve a geladeira para pegar o tempero por umas duas horas mais ou menos.
  2. Após este período retire o peixe da geladeira, e comece a preparar o molho.

Molho

  1. Retire o caldo resultante do tempero do peixe e do camarão(vinho + alho + suco do limão e etc.
  2. ) e coloque em um liquidificador com os tomates, a cebola, o pimentão, o cheiro verde, o extrato de tomate, o catchup, o sal (a gosto), o açúcar (para quebrar a acidez excessiva), o caldo de camarão e apenas uns 5 camarõesdescascados dos 300 a 500g anteriormente citados (o restante será utilizado depois), coloque um pouco de água mais ou menos ½ copo e bata tudo no liquidificador por mais ou menos um minuto até que tudo se transforme em um caldo grosso, encorpado e bem homogêneo (cuidado para não colocar muita água para que o caldo não fique muito ralo).
  3. Coloque o peixe em um pirex de vidro ou forma, adicione azeite de oliva (de preferência virgem) por todo o peixe e no fundo da forma, coloque o molho por cima e por dentro do peixe (barrigada), de forma que o mesmo fique mergulhado completamente dentro deste molho, coloque ao redor algumas azeitonas verdes (grandes), cubra com papel alumínio e leve ao forno (pré-aqueça o forno por uns 10 minutos em fogo alto), por um período de aproximadamente 40 minutos (neste período o peixe irá cozinhar e incorporar o sabor do molho e vice e versa).
  4. Após este período retire o peixe do forno, retire o papel alumínio e recolha em uma vasilha a parte todo o molho onde o peixe estava cozinhando (é bom deixar um pouquinho de molho na forma para que o peixe não seque de mais quando retornar ao forno para assar), retorne o peixe ao forno, agoras em fogo médio, por mais uns 30 minutos para assar.
  5. Durante este período, em que o peixe retornou ao forno para assar, pegue uma panela coloque um fio de azeite de oliva, e leve o dente de alho restante amassado ou picado para dourar, em seguida adicione todo o camarãodescascado restante para fritar rapidamente, apenas para pegar uma coloração avermelhada, em seguida despeje todo o molho recolhido anteriormente (onde o peixe cozinhou no forno) e espere ferver, logo após a fervura, dissolva o amido de milho em um pouco de água e vá adicionando aos poucos, não esquecer de ficar mexendo constantemente, até encorpar ou engrossar um pouco o molho, desligue o fogo e espere o peixe ficar pronto (não coloque muito amido de milho para que o molho não se transforme em uma papa, o molho tem que ficar encorpado e um pouco espesso).
  6. Passado o tempo necessário para que o peixe asse, retire-o do forno, coloque-o em uma bandeja e despeje por cima dele aquele molho (delicioso) que vc tinha preparado, se tiver bastante molho, deixe parte em uma vasilha para que possa ser servido durante a comida, sirva com arroz branco, maionese de batatas, uma boa salada, acompanhado de um belo vinho, para quem gosta e depois é só saborear.
  7. Rsrsrsrsrsrsrs.
O budião azul aqui em pernambuco, conhecido também como bico verde é um excelente peixe muito saboroso, mas pouco conhecido pela população em geral por não ser encontrado com facilidade em peixarias e ou mercados.
Esta é uma de minhas receitas que costumo fazer sempre que capturo um bico verde.
Espero que não tenha ficado muito complicado e qualquer dúvida é só preguntar, uma coisa eu garanto, fica shouw de verdade.
Um abraço a todos,.
Luiz peregrino.

Cozinha: Brasileira
Receita indicada por João Sena
Tags: Receitas de Peixes, Pimentão verde, Peixes e Frutos do Mar, Extrato de tomate, Coentro, Cheiro verde, Limão, Receitas Salgadas, Cebolinha, Amido De Milho, Vinho branco, Nordeste, Açúcar, Alho, Azeitona, Brasileira, Assados de forno, Catchup, Pimenta do reino, Azeitona verde, Camarão
Esta com dúvidas sobre esta receita? Tente o nosso fórum culinário!

Reportar erros nesta receita

Vídeos relacionados:

Você também pode gostar ...

Envie uma foto desta receita! Adicionar ao livro
Este comentário foi relevante? 0

fiz e ficou muito bom...

um bom prato para servir para amigos, ou a dois...

lucas - em 10/06/2012
Este comentário foi relevante? 0

Perfeito!!!


Ja fiz esse peixe varias vezes e sempre fui muito elogiada! Eestou fazendo de novo domungo para um grupo de amigos. (apesar de nao comer peixe eu adoro cozinhar)

Lifelix - em 20/02/2010
Vídeos - Como Fazer