Bijupan

Envie uma foto desta receita! Adicionar ao livro
Ingredientes
  • 2 xicaras de fubá
  • 4 xicaras de agua
  • 1 colher de sopa rasa de sal
  • 500 gramas de Plovilho azedo peneirado.
Como fazer
  1. Levar ao fogo numa panela os três primeiros ingredientes e cozinhar mexendo bem até engrossar.
  2. Retire do fogo e espere mornar um pouco e adicione esse mingau ja frio e consistente numa superficie lisa uma pia de marmore ou numa bancada onde vc costuma sovar suas massas de costume.
  3. Ja estendida na pia adicione o Plovilho ja peneirado e sove bem essa massa até ficar bem lisa.
  4. Depois disso vc corte essa massa como se vc fosse fazer nhoque mas um pouco mais grosso deve ficar semelhante a um pepino enrole e faça no formato de um pepino ñ muito grosso mas sim parecido com um pepino acerte a ponta dos dois lados a ficarem retinho.
  5. Feito isso ja numa panela com agua fervente adicione os pepinos para ferverem nessa agua por uns quinze minutos.
  6. Depois de cozido retire da panela e enrole num pano cada pedaço dessa massa "chamo de pepino rss" pois bem retire da panela e enrole cada pepino num pano limpo pra que ñ achate e sim fique bem redondinho e esfrie bem deixe secar.
  7. Depois de frio irá criar uma pelicula e ficara duro bem firme ñ estranhe é assim mesmo que fica rss! Com um cotonete vc podera riscar cada rolo de massa com corante de sua preferencia faça riscos de comprimdo.
  8. Um risco da cor azul um da cor verde um da cor vermelha enfim esse processo é opcional se vc quiser ok.
  9. É simples se vc ñ quiser colorir faça sem esse processo ok mas depois que vc enrolou cada pepino num pano limpo coloque agora na geladeira novamente e descance por vinte e quatro horas os rolos devem ficar bem redondinhos e firmes.
  10. Por fim retire da geladeira, pegue uma tábua de carne e vá cortando em fatias bem transparentes se preferir passe pelo cortador mas deve ficar bem fininhas depois de cortados todos os rolos espalhe numa bacia grande e limpa e leve pra secar ao sol até ficarem bem sequinhos.
  11. Voçê deve mexer um pouco durante a secagem.
  12. Depois que ficar bem soltinhos e secos os Bijupans vc pode conserva lo em saco plastico ou num vidro bem tampado em ambiente fresco e arejado, e pode conserva lo durante um ano.
  13. Agora vem o melhor pra vc consumir isso é só frita lo em oleo bem quente e escorrer em papel toalha add sal ou açucar com canela.
  14. Essa receita tem anos era a minha avó quem fazia pra nós quando crianças experimente é facil parece complicado mas simples mesmo qualquer duvida por favor me mande que terei prazer em responder ok bjs e boa sorte!! A esse tira gosto serve tb pra uma boa tarde de futebol com uma loirinha gelada ! Lembro me qu e era dessa forma que a minha avé fazia se vc conhecer algum processo pra cortar fininho e secagem mais rapida ótimo melhor ainda pois isso rende um bom trocado.
Infelismente ñ possuo foto desse tira gosto mas quando eu fizer vou ver se adiciono uma foto ok pessoal !!


Receita indicada por Donata Aparecida Real Real
Tags:
Esta com dúvidas sobre esta receita? Tente o nosso fórum culinário!

Reportar erros nesta receita

Vídeos relacionados:

Você também pode gostar ...

Envie uma foto desta receita! Adicionar ao livro
Este comentário foi relevante? 0

Quando eu era criança minha avó fazia muito essa receita e avisava aos netos que na semana seguinte ela faria então todos estavam la de plantão pra ajuda la e fazer os Bijupans e principalment e pra come los tb era uma farra que da prazer de lembrar com os primos hoje quando nos encontramos.

Donata - em 31/10/2010
Vídeos - Como Fazer