Batata com damasco e castanha de caju

Envie uma foto desta receita! Adicionar ao livro
Ingredientes
  • 10 batatas pequenas (também conhecida como batata calabresa)
  • 5 damascos
  • 50g de castanha de caju
  • 1 dente de alho
  • Azeite
  • Sal a gosto
Como fazer
  1. Corte a bata, no sentido longitudinal em 4 pedaços.
  2. Coloque numa forma e regue-as com 3 colheres de sopa de azeite e sal a gosto, e leve ao forno para assá-las.
  3. Quando estiverem macias, passe tudo para um frigideira, adicione as castanhas inteiras e/ou quebradas grosseiramente, os damascos e o dente de alho picado.
  4. Refoque rapidamente e já está pronto para servir.
  5. Ótimo para acompanhar um arroz integral ou arroz negro.
Informações nutricionais:
As frutas secas representam uma fonte mais concentrada de calorias, fibras, açúcar natural e alguns nutrientes; além de terem um prazo de validade maior. No caso do damasco, a sua versão desidratada é rica em beta-caroteno (um poderoso antioxidante que pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares e a ação dos radicais livres, que podem provocar o envelhecimento precoce e doenças) que se transforma em vitamina A no corpo, além de boro (que previne a osteoporose), potássio e ferro (é o principal componente da hemoglobina que carrega oxigênio para as células. A sua deficiência provoca anemia). Cem gramas da fruta seca fornecem quase a metade do que precisamos de ferro em um dia. O damasco seco também é rico em fibras, que evita a constipação e problemas de intestino. Além disso não contém sódio ou gorduras.

A castanha de caju, que é considerada por muitas pessoas a melhor amêndoa da natureza, também tem ótimos valores nutricionais sendo rica em fibras, minerais (magnésio, ferro, potássio, selênio, cobre, fósforo e zinco) e vitaminas (A, D, K, PP, E).
Rica em proteínas de boa qualidade, a castanha de caju contém sete aminoácidos essenciais, que o organismo não consegue produzir, mas são indispensáveis.


Receita indicada por Gui Silva
Tags: Azeite, Alho, Oleaginosas, Receitas Salgadas, Acompanhamentos, Castanhas, Amidos, Linguiça calabresa, Receitas de Batata, Sal, Castanha de cajú
Esta com dúvidas sobre esta receita? Tente o nosso fórum culinário!

Reportar erros nesta receita

Vídeos relacionados:

Você também pode gostar ...

Envie uma foto desta receita! Adicionar ao livro
Vídeos - Como Fazer