Bacalhoada

Envie uma foto desta receita! Adicionar ao livro
Ingredientes
  • 1 kg a 1,2kg de bacalhau salgado sem pele(s) e sem espinhas
  • 6 unidade(s) de batata em rodelas
  • 1unidade(s) de pimentão vermelho em rodelas
  • 2 unidade(s) de cebola em rodelas
  • 4 unidade(s) de tomate maduro(s) em rodelas
  • 1/2 xícara(s) (chá) de salsinha picado(s)
  • 1/2 xícara(s) (chá) de cebolinha verde picado(s)
  • 4 unidade(s) de ovo cozido
  • azeitonas pretas e verdes sem caroço o tanto que desejar
  • 2 xícara(s) (chá) de azeite de oliva Azeite não pode faltar o azeite virgem português é o mais indicado para acompanhar o bacalhau
  • A qualidade do azeite varia em função da qualidade do peixe
  • Montagem do prato
  • Em um refratário retangular ou oval untado com azeite, cubra o fundo com uma boa camada de tomates para servir de cama, faça camadas, começando com os tomates, depois a cebola, as batatas, o bacalhau, os pimentões, os ovos e por último as azeitonas e o ch
  • Truque: Se o bacalhau ficou mais salgado do que o esperado, cubra-o com leite fervente e deixe-o de molho por 20 a 30 minutos.
  • Acompanhamento verde
Como fazer
  1. - Lave o bacalhau em água corrente.
  2. - A pele do pescado deve ser retirada, de preferência, antes do dessalgue, quando ele ainda está seco e permite que ela saia com maior facilidade.
  3. A principal vantagem do bacalhau é que, depois de dessalgado e limpo, se mantém com o mesmo peso de quando estava seco, na hora da compra.
  4. É muito importante dessalgar o bacalhau dentro da geladeira.
  5. Não se preocupe, pois o bacalhau não exala cheiro quando está imerso em água gelada.
  6. Dessa forma, o bacalhau vai ficar tenro e consistente.
  7. Se dessalgado fora da geladeira, o bacalhau vai exalar forte cheiro, podendo pré-cozinhar e até estragar, principalmente nos dias mais quentes.
  8. - Verifique o tamanho das postas para saber o tempo de dessalgue.
  9. - Para ter certeza do ponto certo de sal que você deseja obter, prove o bacalhau durante as duas últimas trocas de água.
  10. - Postas pequenas - trocar a água de 6h em 6h, durante 24-30h - Postas médias - trocar a água de 6h em 6h, durante 30-36h- Postas largas - trocar a água de 6h em 6h, durante 36-42h - Bacalhau desfiado (lascas grandes) - trocar a água de 3h em 3h, durante 6h-9h (cuidado, porque o bacalhau desfiado dessalga muito rapidamente, dependendo do tamanho da lasca e da quantidade de água ).
  11. - Quando se dessalga o bacalhau, o peso e tamanho aumentam: 1 Kg de bacalhau seco, depois da absorção da água, se transforma em cerca de 1,5 Kg de bacalhau dessalgado (dependendo do grau de secura do peixe).
  12. Depois de limpo de peles e espinhas, restará aproximadamente 1Kg de bacalhau limpo, pronto para o preparo.
  13. Levando-se em consideração que cada pessoa consome de 100 a 150 g de bacalhau seco, um quilo serve até oito pessoas.
  14. Para ter certeza de que está fazendo um bom negócio, é importante lembrar que um quilo de bacalhau tem o mesmo valor nutritivo de 3,2 quilos de peixe fresco.
  15. Preparo - Antes de preparar, escaldar por um minuto em água fervente – isso facilita a retirada de pele, espinhas e lascas.
  16. - Ponha ao fogo em água fria, o bacalhau que se desejar.
  17. Assim que começar a ferver escume e deixe cozinhar até que fique macio, é bem rápido.
  18. - Ferva o bacalhau em duas águas - (duas fervuras). Reserve a água da segunda fervura para cozinhar as batatas inteiras, deixe meio duras, elas vão para o forno depois.
  19. - Escorra as batatas e corte-as em rodelas grossas (aprox.
  20. 1 cm) - Frite em azeite de oliva dois dentes de alho, esfregue no bacalhau e deixe descansar por 20 minutos.
  21. Ingredientes - 1 kg a 1,2kg de bacalhau salgado sem pele(s) e sem espinhas - 6 unidade(s) de batata em rodelas - 1unidade(s) de pimentão vermelhoem rodelas - 2 unidade(s) de cebola em rodelas - 4 unidade(s) de tomate maduro(s) em rodelas - 1/2 xícara(s) (chá) de salsinha picado(s) - 1/2 xícara(s) (chá) de cebolinha verde picado(s) - 4 unidade(s) de ovo cozido - azeitonas pretas e verdes sem caroço o tanto que desejar - 2 xícara(s) (chá) de azeite de oliva Azeite não pode faltar o azeite virgem português é o mais indicado para acompanhar o bacalhau A qualidade do azeite varia em função da qualidade do peixe Montagem do prato Em um refratário retangular ou oval untadocom azeite, cubra o fundo com uma boa camada de tomates para servir de cama, faça camadas, começando com os tomates, depois a cebola, as batatas, o bacalhau, os pimentões, os ovos e por último as azeitonas e o cheiro-verde.
  22. Em cada camada regue bastante azeite até completar o prato.
  23. Finalizar com mais azeite e levar ao forno por 30 minutos, coberto com papel-alumínio.
  24. Retirar o papel e deixar dourar.
  25. Coloque mais azeitonas pretas e regue com mais azeite e sirva.
  26. Truque: Se o bacalhau ficou mais salgado do que o esperado, cubra-o com leite fervente e deixe-o de molho por 20 a 30 minutos.
  27. Acompanhamento verde.
receita do blog Casas Possíveis - 08.11.09


Receita indicada por Adriana Nevoeiro
Tags: Bacalhau salgado, Peixes e Frutos do Mar, Receitas Salgadas, Cebolinha verde, Azeitona preta, Receitas de Peixes, Ovo cozido, Azeite, Salsinha, Azeitona, Pêra, Pimentão vermelho, Azeitona sem caroço, Peixe, Cebolinha, Pratos principais, Azeite de oliva, Bacalhau
Esta com dúvidas sobre esta receita? Tente o nosso fórum culinário!

Reportar erros nesta receita

Vídeos relacionados:

Você também pode gostar ...

Envie uma foto desta receita! Adicionar ao livro
Vídeos - Como Fazer