Bacalhau na Moranga

Envie uma foto desta receita! Adicionar ao livro
Como fazer
  1. Bacalhau na Moranga Apesar de, há algum tempo, termos publicado um especial de bacalhau, esta semana apresentamos uma composição extremamente bonita e deliciosa que passou pela aprovação de um dos palatos mais exigentes que eu conheço.
  2. É completíssima e muito simples de preparar.
  3. Atende a adultos e crianças, pois a batatinha palha é um atrativo para todos.
  4. A idéia surgiu depois de conversar com uma antiga conhecida portuguesa, ex-proprietária de um restaurante tradicional de nossa cidade, que tinha como carro chefe uma receita famosíssima: o Bacalhau à Zé do Pipo.
  5. Espero que você aprove também.
  6. Bacalhau na Moranga (chique e completa) - 1 moranga média (cozida, sem as sementes e sem a tampa) - 1 kg de bacalhau demolhado, limpo e em lascas - 1 maço de brócolis (no máximo 2 cm de cabo) cozido na água e sal - 1/2 kg de batata para fritar tipo palha (pode ser de saquinho) - 250 gr de requeijão culinário - 4 dentes de alho - 1 cebola picadinha - salsinha - 1 pimentão vermelhocortado em tirinhas - 1 pimentão verdecortado em tirinhas - pimenta do reino - sal (moderado) - azeite para refogar Em uma caçarola, refogue a cebola, alho e pimentões.
  7. Quando estiver tudo bem douradinho, acrescente o brocolis.
  8. Espere uns 5 minutos, coloque o bacalhau, tempere com pimenta do reino e sal (se precisar), dê uma revirada na caçarola, tampe e deixe cozinhar em fogo médio até perceber que o bacalhau está cozido.
  9. Acrescente a salsinha picadae deixe por mais uns 2 minutos e apague o fogo.
  10. Enquanto isso, frite as batatinhas normalmente.
  11. Se não tiver panela para cozinhar a moranga, ela pode ser cozida no microondas, conforme a especificação do aparelho em relação ao peso da mesma ou no forno convencional, coberta com papel alumínio, em forno alto, até que esteja macia (uns 40 minutos pra uma moranga média).
  12. Tudo pronto, monte da seguinte forma: bacalhau, requeijão, batata, mais bacalhau, requeijão e batata, por último, para fechar, coloque metade da boca da moranga, bacalhau e na outra metade, batatinhas, decore com requeijão.
  13. Bezunte a casca da moranga com margarina ou azeite e leve ao forno bem quente por uns 15 minutos para gratinar o queijo.
  14. Sirva porções generosas da mistura, raspando pedaços da moranga para colocar no prato.
  15. Dê uma leve regada com azeite e.
  16. (é falta de educação falar de boca cheia.
  17. )  .

Receita indicada por Cyber Cook
Tags: Gratinados, Receitas com abobora, Bacalhau, Abóbora moranga, Pratos principais, Peixe, Receitas Salgadas, Azeite, Peixes e Frutos do Mar, Receitas de Peixes
Esta com dúvidas sobre esta receita? Tente o nosso fórum culinário!

Reportar erros nesta receita

Vídeos relacionados:

Você também pode gostar ...

Envie uma foto desta receita! Adicionar ao livro
Vídeos - Como Fazer