Pudim gourmet

 

Os clientes estão cada vez mais exigentes, cobram qualidade, variedade e sabor refinado dos produtos. Com isso, muitos empreendedores têm se especializado na comercialização de apenas um determinado produto. E esse tem sido o segredo para o sucesso gastronômico de muitos deles.
 
Um exemplo de empreendedorismo bem sucedido é o atelier Fôrma de Pudim (formadepudim.com.br), especializado apenas na venda de pudim sob encomenda. O local recém-aberto é comandado pela publicitária Fernanda Nader, de 36 anos, e pela chef pâtisserie Daniela Aliperti, de 31. “A princípio queríamos montar um atelier com vários doces especializados, mas um amigo disse que deveríamos focar em apenas um produto com vários sabores”, conta Fernanda.

A ideia de montar um negócio em sociedade surgiu no período em que ambas trabalhavam em uma agência de marketing hoteleiro. Fernanda sempre gostou de lidar com o público e Daniela, uma apaixonada pela gastronomia, tinha o desejo de voltar para a área de formação. “Sempre tive o sonho de abrir meu negócio próprio e a Fernanda me incentivou”, afirma a chef.

Formada em gastronomia e especializada em pâtisserie, pelo Institut Paul Bocuse, na França, Daniela disse que quando retornou ao Brasil, em 2006, teve um choque de realidade ao descobrir que os salários eram baixíssimos. Por isso, foi trabalhar com hotelaria. “Sempre quis voltar para a área de gastronomia. Um dia levei para o escritório o pudim que costumava fazer para os amigos. Era um sucesso. E pedi para a Fernanda experimentar”, diz ela.

Daniela narra que a sócia, até então não gostava de pudim, mas achou sua receita saborosa: “Não sabia que ela não gostava. Levei para que ela provasse, pois pretendia comercializar o doce. Ela torceu o nariz, experimentou e aprovou a ideia.”

Fernanda descreve: “A Daniela fazia o pudim apenas para amigos e nunca tinha comercializado. O sabor era fantástico e eu tinha certeza de que seria um sucesso, pois era delicioso”. E acrescenta: “Levamos para um amigo experimentar e ele sugeriu que a Dani desenvolvesse outros sabores com a mesma base para abrirmos o atelier.”

 



Com uma receita que alia a técnica da pâtisserie francesa e ingredientes de primeira linha, a chef desenvolveu seis sabores: o tradicional, que é de fava de baunilha, pistache, avelã, café, brigadeiro e doce de leite. “Em nenhuma receita usamos essência. No caso do pudim de baunilha usamos a própria fava e nos outros sabores usamos pasta importada”, diz Fernanda, completando que a encomenda deve ser feita com 24h de antecedência.

As formas também acompanham o pudim para preservar a calda e o preço já está embutido no doce. O pequeno de 1kg custa R$ 70 (serve de oito a 10 pessoas) e o grande de 1,7kg custa R$ 90 (serve de 16 a 18 pessoas). Há a opção de retirar o doce no atelier ou de agendar a entrega (valor sob consulta) em casa. “Temos clientes que sempre compram, então decidimos criar um plano de fidelidade. A cada 10 formas você troca por um pudim ou um prato de porcelana para pudim”, explica Fernanda.
 
E se você, assim como eu, ficou curiosa para saber quais são os ingredientes e como a receita é desenvolvida, as sócias não revelam por nada! “A receita é secreta. Se alguém tiver que aprender, deve ser eu”, brinca Fernanda. “Sempre tive vontade de fazer um pudim cremoso. Peguei uma receita, mudei algumas coisas e apliquei técnicas francesas. Mas não posso dizer o conteúdo”, acrescenta Daniela.
 
Sobre a sociedade, Fernanda afirma que as duas se relacionam muito bem. “A Daniela é muito focada na produção dos pudins e eu já sou o lado comercial. Temos os papéis bem divididos e, por isso, a parceria deu certo!”, diz a publicitária, que já revela os planos para o futuro: “O céu é infinito e as ideias vão surgindo. Pretendemos abrir um café para vender pedaços avulsos.”

Já Daniela, que se diz fã de sorvete, revela que a próxima meta é lançar novos sabores. “Pretendemos lançar os sabores de abacaxi e coco. Estou mexendo uma coisinha aqui e outra ali até dar certo!”, finaliza.

O atelier Fôrma de Pudim fica localizado na rua Silvânia, 177 A – Vila Nova Conceição. Para fazer encomendas ligue para (11) 2309-2030 ou peça pelo e-mail: contato@formadepudim.com.br

Por Stefane Braga (MBPress)

Comente e compartilhe com os amigos do Cook Club!

Dê sua avaliação

Vídeos - Como Fazer