Prato feito: herança gastronômica

1 avaliação

A origem do prato feito, ou PF como é popularmente chamado, se confunde muito com a dos restaurantes no Brasil. Segundo alguns historiadores, os estabelecimentos comerciais começaram a surgir com a urbanização e a necessidade de os viajantes encontrarem repouso e comida longe de suas residências. O registro mais antigo dessas hospedarias no Brasil data de 1599, a do português Marcos Lopes, em São Paulo.

As refeições servidas nas hospedarias do século XVI, rápidas e acessíveis, serviam essencialmente para recarregar as energias dos cansados viajantes. A partir desse conceito, começou a surgir a idéia do PF. Em 400 anos, a culinária brasileira se regionalizou e evoluiu bastante, sofrendo influência de diferentes povos imigrantes e acrescentando um toque cosmopolita, nos grandes centros urbanos. O prato feito, no entanto, resistiu à evolução do paladar nacional.




A mistura clássica consiste em arroz, feijão, carne (bife, frango ou peixe) e batatas fritas (substituídas às vezes por salada, farofa ou outro acompanhamento). Essa combinação se consolidou principalmente a partir dos anos 50, com a explosão populacional dos grandes centros urbanos devido a industrialização.

Hoje em dia os PFs são um item obrigatório nos menus de botecos, bares, restaurantes populares e até alguns mais requintados. Devido ao reconhecimento popular e a sua presença no dia-a-dia do brasileiro, o prato feito ganhou até um concurso para eleger o melhor PF do país, disputado entre restaurantes do Brasil inteiro.

Já em sua quarta edição, o concurso tem como objetivo promover o reconhecimento da comida popular e ofertar aos estabelecimentos participantes a oportunidade de se desenvolver de forma sustentável, tanto estrutural quanto visualmente




Vatapá Vegetariano com Cuscuz e Acarajé - Govinda, Belém(PA)

O prato vencedor foi esse delicioso prato vegetariano composto de um vatapá de pimentão, cenoura, milho, palmito e tomate, entre outros ingredientes. Os sabores de pimenta, leite de coco e curry predominam e vão bem ao lado do cuscuz de brócolis e proteína de soja mais uma dupla de acarajés em tamanho míni recheados de vinagrete.




Outro prato que concorreu ao prêmio foi o feijão cangaceiro com pedacinhos bem crocantes de bacon acompanhado de carne seca desfiada, purê de mandioquinha e linguiça. Prato tipicamente mineiro do restaurante Canto Madalena (MG).




Para aqueles que não se importam com pratos substanciosos, o Santa Receita(SP) fez uma rabada desfiada com cebola-roxa acompanhada de arroz branco, salada temperada com vinagrete e polenta frita com queijo de coalho, para mergulhar na geleia de pimenta.

O que acharam de alguns dos melhores pratos feitos do Brasil? Qual é seu PF preferido, conta pra gente!

Fotos: Reprodução - Pinterest/melhorpf.com.br

Comente e compartilhe com os amigos do Cook Club!

Dê sua avaliação

Este comentário foi relevante? 1

Receitas dos Prato Feito
Gostaria de obter as receitas dos prato feito, que está nesta reportagem.

Obrigado.

gerson - em 21/07/2015

1 Resposta
Resposta do CyberCook Olá Gerson,

Infelizmente as receitas não foram disponibilizadas pelos organizadores do evento.

Abs,

Equipe CyberCook
Vídeos - Como Fazer