É hora de piquenique!

 

Com as férias escolares, nada melhor para distrair a criançada que um delicioso piquenique. Não podemos esquecer que para ser boa mesmo, a brincadeira tem que ser saudável. Vamos descobrir como preparar a cesta ideal para a molecada!


Giovanna Ceccolini, graduada em Gastronomia e Nutrição e nutricionista clínica no Hospital das Clínicas, diz que um lanche gostoso e saudável pode conter frutas frescas e desidratadas. “Morangos, uvas, bananas, peras etc. são ótimas opções. Damasco, maçã, banana, ameixas são sugestões de frutas secas”, detalha a nutricionista.


Frutas oleaginosas são uma boa pedida. Como exemplo temos amêndoas, avelã, macadâmia, castanha-do-pará, castanha de caju e noz. Você pode servi-las desde que não sejam salgadas. Lembre-se que estas são frutas muito calóricas, não ofereça em grandes quantidades.


Os sanduíches merecem atenção. O mais importante na hora de preparar o lanche para o piquenique é manter os alimentos frescos. “Peito de peru, mortadela, presunto e outros embutidos são extremamente perecíveis. É melhor dar preferência aos queijos amarelos, embora eles sejam mais gordurosos. A mussarela light e o queijo prato são ótimas alternativas”, destaca Giovanna. A nutricionista alerta que queijos podem ser mantidos por, no máximo, uma hora fora de refrigeração.


“Uma boa alternativa é usar sacolas térmicas. Desta forma os alimentos perecíveis, todos os tipos de frios, podem durar mais e suportar um transporte mais longo, de duas a três horas”, diz. Giovanna destaca os legumes como ótimas opções. “Cenouras babys, beterrabas bolinhas e palitinhos de salsão e pepino japonês, por exemplo, são indicados. Com um molhinho de azeite, as crianças podem adorar. Além disso, é fácil de fazer, de levar e não estragam”, diz.


Biscoitos são peças importantes em um piquenique. Porém, a nutricionista não recomenda aqueles recheados. “Os melhores são os cookies integrais, sem nenhum tipo de recheio”, ressalta. Se quiser levar bolos opte pelos caseiros, os de banana e de cenoura foram os lembrados pela profissional.  
As bebidas não podem ficar de fora. Assim como os bolos, os melhores sucos são os caseiros. As opções são quase infinitas, laranja, maracujá, limão, pêssego, manga, goiaba, abacaxi etc. “Os sucos de caixinha não são recomendados por contar tantas calorias quanto os refrigerantes”, afirma Giovanna. Estes produtos contêm uma quantidade elevada de açúcares.


“As chamadas ‘bebidas lácteas’, que são diferentes de iogurte e leite, são as piores opções, assim como o achocolatado de caixinha. As bebidas lácteas contêm excesso de conservantes, espessantes, corantes e aromatizantes”, garante a nutricionista. A especialista recomenda água de coco, chás, iogurtes (leve em sacolas térmicas), sucos e muita água fresca.


O hábito de comer sentado na grama não oferece riscos, desde que todos lavem bem as mãozinhas antes de tocar nos alimentos. “Leve uma tolha para forrar o chão, assim evita o contato direto com a grama e mantém longe possíveis insetos”, diz a nutricionista.


O Cyber Cook separou algumas receitas para você preparar em casa e degustar durante o piquenique. Confira:


Sanduíche de queijo grelhado

Suco de Abacaxi com Hortelã

Torta de Liquidificador

Sanduíches integrais de atum com Philadelphia

Sanduíches de frango com Philadelphia

Bauru de Assadeira


Por Bianca de Souza (MBPress)

Foto/Reprodução Pinterest

Comente e compartilhe com os amigos do Cook Club!

Dê sua avaliação

Vídeos - Como Fazer