Alimentos orgânicos para todos

Publicada em: 24/05/2016 16:28


Segundo a Anvisa, o Brasil consume de 19% de todos os defensivos agrícolas produzidos no mundo, em alimentos até já proibidos nos Estados Unidos e Europa há mais de 20 anos. A alternativa para evitar os agrotóxicos são os alimentos orgânicos. Infelizmente, os altos preços acabam tornando o acesso a esse tipo de alimentação praticamente impossível para a grande maioria da população.

Preços esses relacionados à super valorização desses alimentos, bem como custos de logística e distribuição da produção em pequena escala. Outro fator que encarece esses alimentos, é o “marketing verde”, praticado principalmente pelos grandes varejistas com o apelo de um produto sustentável e ecológico. É triste ver isso, pois o “discurso verde” acaba tornando o produto orgânico destinado a uma classe determinada, quando o ideal seria ter um alimento mais saudável acessível a todos.

Visando reverter esse cenário, alternativas como as fazendas urbanas e hortas comunitárias, mostram que é possível ter acesso a alimentos saudáveis, a um preço justo ou até mesmo sem custo nenhum. A cidade de Berlim tem sido uma precursora, quando o assunto são alimentos orgânicos, hortas comunitárias e fazendas urbanas. Elas ocupam desde telhados, espaços abandonados até aeroportos desativados, nenhum espaço é desperdiçado.




Horta comunitária em Berlim

Outra iniciativa em Berlim, é uma fazenda urbana que utiliza o sistema de aquaponia, uma mistura da aquicultura (criação de peixes), com a hidroponia (cultivo de plantas na água). O local destinado a produção possui 1,8 mil metros quadrados, tem capacidade para produzir cerca de 35 toneladas de verduras e legumes e 25 toneladas de peixe todos os anos.




São Paulo também não fica para trás. Empresas, restaurantes e até shoppings já implementam a ideia de fazendas urbanas. Um ótimo exemplo é telhado verde do shopping Eldorado. Desde 2012 a administração do shopping transformou o telhado, em grande horta, que é adubada pelo próprio lixo orgânico produzido pelos restaurantes do shopping. Genial!




Você já conhecia essas iniciativas? Conhece alguma horta comunitária ou projeto parecido? Compartilhe com a gente!

Fotos: Reprodução - Pinterest

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: