Leite de coco: ingrediente rico e versátil

Apesar de ser um ingrediente abundante em nosso país, poucas pessoas tem o costume de utilizar o leite de coco na cozinha. Popularmente conhecido por compor pratos típicos nordestinos, esse alimento rico em sabor e repleto de nutrientes, é muitas vezes desdenhado, apesar de sua versatilidade e benefícios à saúde.

Se você ficou curioso em como incluir esse alimento em suas receitas, não se preocupe. Hoje vamos dar algumas dicas e ideias de como você pode utilizar o leite de coco na sua cozinha, explorando ao máximo o potencial desse ingrediente tão rico e versátil!

Use como substituo para produtos lácteos

Com o crescente número de pessoas aderindo a uma dieta livre do lactose, seja por intolerância ou por questões éticas ou morais, o leite de coco pode ser uma ótima alternativa. Dentre as inúmeras possibilidades, ele pode ser usado para misturar no café, enriquecer cremes e sopas, adiciona-lo em pães e bolos ou fazer iogurte sem lactose. Da até pra fazer sorvete com leite de coco, e é incrível!




Sorvete a base de leite de coco. Foto: Reprodução - Pinterest

Faça molhos e dips

Leite de coco sozinho já é um molhinho bem memorável, agora imagine o que acontece ao acrescentar alguns temperos. É ótimo para amenizar sabores picantes e fortes. Uma opção é cozinhar leite de coco com um pouco de pasta de curry vermelho, depois reduzidos acrescente suco de limão, shoyu, gengibre e mel e pronto, você tem um molho delicioso para bolinhos asiáticos(Guioza). Ou esse dip incrível de manga(foto), leite de coco, pimenta e mel.




Dip de manga e leite de coco, perfeito para acompanhar frituras (camarões empanados ou isca de peixe). Foto: Reprodução - Pinterest

Dê um toque tropical para suas vitaminas e drinks

O leite de coco acompanha bem bebidas alcoólicas como Piña Colada(foto), ou vitaminas e sucos. Ele trás aquela cremosidade ao mesmo tempo que revela um sabor leve e refrescante. Experimente essa batida de frutas, cachaça e leite de coco!




Piña Colada, veja a receita aqui! Foto: Reprodução - Pinterest

Adicione aos frutos do mar

Frutos do mar e leite de coco, vão muito bem juntos. Pode ser adicionado em ceviches, currys, macarrão ou frituras. Não é muito fã curry? Sem problemas, use o leite de coco como caldo para cozinhar seus frutos do mar.




Esse bacalhau com batatas e leite de coco é um campeão, além de ser super fácil de preparar. Receita aqui! Foto: Reprodução - CyberCook

Curtiu essas dicas? Conte pra gente o que achou!

Comente e compartilhe com os amigos do Cook Club!

Dê sua avaliação

Vídeos - Como Fazer