Na cozinha de Marcia Frazão

2 avaliações
“Toda mulher que cozinha também é uma bruxinha. Com ingredientes simples e temperinhos mágicos conseguimos transformar ingredientes populares em pratos magníficos, que encantam paladares dos mais exigentes”, palavra de uma bruxa de verdade, no caso da também romancista Marcia Frazão.

Nutrir corpo, mas principalmente a alma, eis a questão. Acreditar na magia da cozinha, para essa escritora é uma equação simples: bons nutrientes + intenções positivas = boas energias.

A cozinha de Marcia, moradora de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, segue essa cartilha. Entre os apetrechos preferidos estão as colheres de pau, que somam mais de 50 tipos, dos mais diversos tamanhos e formatos. Cada uma tem sua utilidade, ou melhor, o seu poder: para molhos, doces ou refogados. As panelas de ferro são substituídas pelas de cerâmica, mais indicadas para ressaltar o sabor dos alimentos.

Microondas? Nem pensar. Tudo é feito no fogão respeitando o tempo natural de cozimento dos ingredientes. Nada de exagero de eletrodomésticos, apenas um liquidificador que ganhou da mãe há 50 anos. “E com sete velocidades”, comenta.

O destaque mesmo fica por conta de uma galeria de condimentos e especiarias que proporcionam um cheirinho especial. A maioria das ervas é cultivada vem da própria horta. O aromático manjericão espalha felicidade e espanta a depressão - seu efeito estimulante aguça os sentidos e a concentração, clareia o intelecto e fortifica o sistema nervoso, como explica no seu livro “A cozinha mágica de Márcia Frazão”, lançado recentemente em todo o Brasil. Além do “modo de fazer”, os leitores encontram truques maiores no trecho batizado de “refogados mágicos

Já a sálvia está ligada à saúde e purificação. Agrega sabor em simples omeletes ou mesmo se potencializa quando usada com berinjela, vagem, couve-de-bruxelas, saladas, abobrinha ou espinafre.

Em entrevista a Cyber Cook, Márcia abre as portas da sua cozinha e revela receitas de bolos (bolo dos anjos e arco-íris) e pães (borboleta e canela) que acabaram de sair do forno.  

Cyber Cook: O que está faltando na cozinha da mulher moderna?

Marcia Frazão: Eu gosto de usar tudo que cultivo aqui na minha horta. Mas sei que fica difícil conseguir tudo in natura. Ainda assim acho que o principal é saber usar os alimentos corretamente para trazer energias positivas às pessoas que vão comer.

Cyber Cook: Como podemos trazer bons fluidos na hora do preparo dos alimentos?

receita-de-geleia-de-maca-r-7-em-1113-11094.htmlMarcia Frazão: Ponha em ação o poder transformador que há em você e faça do seu caldeirão – ou microondas – uma fonte de positividade para seus amigos e sua família.

Cyber Cook: Você não segue a Wica, mas tem um ritual próprio para o Halloween. O que pretende fazer este ano?

Marcia Frazão: Como nós temos um contato direto com a natureza, celebramos a passagem das estações. Agora, entre a madrugada de 31 de outubro e 1 de novembro, será o nosso ano novo. Também é época de colheita. Sendo assim aproveito para fazer receitas com tudo que tenho de mais fresco. Uso milho, framboesa para geléias e outras frutas para fazer doces, compotas e bolos. Infelizmente acho que essa festa está perdendo um pouco do conceito do lúdico e da brincadeira.

Cyber Cook: E com essas mudanças do tempo por conta do aquecimento global. Como você reage a tudo isso?

Marcia Frazão: Pois é. Aqui em Nova Friburgo não chove há quatro meses. Estações? Não existe mais. Uma loucura.

Cyber Cook: Atualmente, o que está experimentando de novo na cozinha?

Marcia Frazão: Eu já tive várias descobertas, mas hoje em dia estou aprendendo as delícias da cozinha Kosher. O que é permitido ou não e ainda as maravilhas feitas com muito mel .

receita-de-bolo-de-maca-e-canela-r-12-em-1113-1598.htmlCyber Cook: E da fase enquanto estava escrevendo sobre a cozinha de Afrodite. Como foi a sua pesquisa sobre a culinária da Ilha de Chipre?

Marcia Frazão: Isso foi um fato até curioso porque acabei descobrindo por meio da minha árvore genealógica que tenho alguns ancestrais daquela região. Na mesma época minha amiga trouxe dos Estados Unidos um livro cheio de receitas gregas. Adoro fazer aquela Salada de Pepino com Iogurte. E com o detalhe da hortelã, usada em várias receitas.

Cyber Cook: Para finalizar indique uma receitinha para conquistar os homens pelo estômago?

Marcia Frazão: Gosto muito do Néctar de Afrodite, do livro o Amor se faz na cozinha. Quem faz esse prato é uma amiga minha chamada Vera. Sempre dá certo! Uma boa dica é decorar o ambiente com flores de laranjeira, caso não consiga troque por óleo essencial de flor de laranjeira, e velas brancas. Espalhe rosas e mangas sobre a mesa.

Veja também:

Na cozinha da bruxa!


Matéria assinada por:
Juliana Lopes



Comente e compartilhe com os amigos do Cook Club!

Dê sua avaliação

Este comentário foi relevante? 0

tudo com muito amor
gosto muito de você e sei que vc faz muito bem para a nossa alma

marcia romeu queiroz - em 01/11/2013

Este comentário foi relevante? 0

MARCIA FRAZAO
ADOREI SUA CONVERSA COM A MARCIA F

JOYENZYLDE DORNELAS DE ASSIS - em 22/07/2013