Food hacks: 7 mitos e verdades pra você conhecer!

Publicada em: 23/04/2020 16:57

Cozinhar, além de ser uma arte, é também uma química. E sabendo de algumas dicas e macetes, é possível transformar sua cozinha em um verdadeiro laboratório de experimentos.

Para te ajudar nessa empreitada gastronômica, o CyberCook separou alguns mitos e verdades de alguns truques culinários que vão te auxiliar na cozinha e te fazer economizar tempo entre uma receita e outra. Vem ver!

Açúcar tira a acidez do molho de tomate

Mito. O açúcar mascara a acidez, mas não a retira. Para neutralizar a acidez do molho de tomate, adicione meia colher de chá de bicarbonato de sódio para uma medida de quatro latas de tomate pelado.

molhodetomate/cybercook

Não se congela uma carne que já foi descongelada

Quando a carne é descongelada dentro da geladeira, não há perigo de se congelar novamente, apesar dela perder qualidade nesse processo: terá menos suco e ficará mais escura. Para saber outras dicas de como congelar alimentos, confira aqui.

carnecongelada/cybercook

Ferver a lata do creme de leite faz com que ele talhe

Mito. O creme de leite de latinha ou caixinha pode ser fervido normalmente que ele não vai talhar. O que faz com que ele talhe é combiná-lo com algum alimento ácido em temperatura quente, como o molho de tomate para a preparação de um estrogonofe, por exemplo. Para evitar que ele talhe, desligue o fogo depois de adicionar o ingrediente ácido (molho de tomate).

cremedeleite/cybercook

Deixar a cebola de molho diminui o ardor nos olhos

Verdade. Quando cortamos a cebola seu composto de enxofre se transforma em uma substância que, em contato com os olhos, provoca efeito lacrimogêneo. Em contato com a água, essa substância perde o efeito. Portanto, cortar as cebolas dentro de uma vasilha com água é a solução para a choradeira!

cebola/cybercook

Retirar a parte branca do limão para não amargar a receita

Verdade. Os compostos que trazem as características de amargor ao limão geralmente se concentram na casca e na parte branca da fruta, que a separa da polpa (incluindo o miolo), afirma o norte-americano Harold McGee, em "Comida & Cozinha".

Batatas retiram o excesso de sal de uma receita

Verdade. Batatas absorvem sal, portanto, se você salgou demais seu molho ou sua receita, adicionar uma batata fará com que ela absorva o sal, como uma esponja. Você ainda pode encontrar outras dicas de como salvar receitas aqui no blog!

Coloque óleo na água do macarrão para que ele não grude

Mito. Para não grudar, o macarrão deve ser cozido em bastante água (um litro para 100 gramas de massa) e deve ser mexido constantemente nos primeiros minutos. A água abundante dilui o amido e permite que a massa cozinhe por igual, sem grudar. Além disso, colocar óleo na água faz com que o molho "escorregue" da massa.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: