Iogurte Grego Caseiro

Avalie!
3.5 77
77
Envie uma foto desta receita! Adicionar ao livro
Iogurte Grego Caseiro
Iogurte Grego Caseiro
Envie uma foto
Este iogurte grego fica perfeito para acompanhar frutas, granola, mel, amaranto, quinua em flocos, aveia, frutas secas.
Ingredientes
  • 10 gotas de adoçante
  • 3 colheres (sopa) de iogurte natural (primeira "isca")
  • 2 litros de leite integral tipo B ou C
  • 2 gotas de extrato de baunilha
Como fazer
  1. Esquente o leite até quase ferver.
  2. Desligue o fogo e quando estiver na temperatura de 45 graus (use um termômetro culinário) , coloque em uma vasilha de vidro com tampa e adicione o iogurte natural (a “isca”) e misture bem.
  3. Caso forme nata em cima do leite pode retirar.
  4. Envolva a vasilha de vidro com tampa e em um cobertor e deixe de 6 a 7 horas de descanso no calor do cobertor dentro do forno.
  5. Depois deste tempo, separe 3 colheres de sopa do creme para ser a próxima isca, coloque em um vidro tampado dentro da geladeira (dura por 7 dias).
  6. Coloque um pano de prato tipo fralda dentro de um escorredor de macarrão e o escorredor, dentro de uma vasilha alta e coloque o creme no pano.
  7. Cubra tudo com outro pano e deixe na geladeira por 8 a 10 horas para retirar o soro.
  8. Quanto mais tempo na geladeira mais desidratado ficará.
  9. Portanto mais consistente.
  10. Após o tempo retirar a massa do pano e colocar em uma vasilha.
  11. Pode temperarcom duas gotas de baunilha, e 10 a 11 gotas de adoçante.
  12. Misturar bem com a colher de pau.
  13. Não usar a batedeira.
  14. Para finalizar usar mel e granola.
  15. Rende mais ou menos uns 700 ml de iogurte.
Crédito da receita: https://www.youtube.com/watch?v=Z0Tz6NOtPvA

Cozinha: Brasileira
Receita indicada por
Esta com dúvidas sobre esta receita? Tente o nosso fórum culinário!

Reportar erros nesta receita

Vídeos relacionados:

Você também pode gostar ...

Avalie!
3.5 77
77
Envie uma foto desta receita! Adicionar ao livro
Este comentário foi relevante? 2

Amo iogurte...mas estou com medo de fazer e dar errado! Alguém já fêz e funcionou? Abraços.

Henrique Botafogo - em 30/08/2013
Responder a este comentário 1 Resposta
Resposta de Fabiola Salgueiro - 30/08/2013 Henrique, eu faço esta receita duas vezes por semana, desde que vi este vídeo que está no crédito da receita. Só não funcionou quando tentei usar um leite mais vagabundo. Desde então, só uso leite de caixinha e da parmalat ou nestlé (são os que eu mais gosto). Quanto a funcionar, sim, fica uma delícia, mil vezes melhor do que o comprado. E se você quiser, pode fazer uma geléia de morangos frescos (1 caixa ou mais), 2 xícaras de açúcar (pode ser parte mascavo, demerara e obrigatoriamente tem que ter uma parte do açúcar refinado, porque senão a receita sobe e faz uma lambança). Depois de pronto acrescente 1 colher de sopa de suco de limão. Fica divino! E é perfeito para acompanhar o iogurte com granola.
Este comentário foi relevante? 2

Receita de iogurte grego-dúvida.


Nesta receita que postaram sobre iogurte grego fala em "isca", gostaria de saber o que é e onde encontro para comprar.Grata

Patricia - em 20/08/2013
Responder a este comentário 2 Respostas
Resposta do CyberCook Patricia, boa tarde!

A "isca", conforme descrito na lista de ingredientes, é o iogurte natural.

Abraços,

Equipe CyberCook
Resposta de Fabiola Salgueiro - 22/08/2013 Olá, Patrícia, obrigada pelo post. Depois que você deixar o iogurte fermentando por 8 horas, ele se transformará em um iogurte natural. A "isca" nada mais é do que uma parte da massa deste iogurte natural (3 colheres de sopa) que você reservará para ser a "isca" do próximo iogurte grego que você fará. Se você não separar esta "isca" terá sempre que ficar comprando iogurte natural para usar na fermentação do iogurte que fará, entende? Assim, se você sempre separar esta parte da massa pra fazer o próximo iogurte, não precisará mais usar o industrializado para o processo de elaboração. A diferença entre o iogurte grego e o iogurte natural é que o grego é mais concentrado (ele vira uma massa tipo cream cheese), por isso você precisará seguir os outros passos da receita para concluí-lo. Abraços.
Este comentário foi relevante? 1

Receita complicada e mal explicada


Como assim retirar a isca? A isca não são as colheres de iogurte inicialmente misturadas ao leite? Gostaria que repetiasem, passo a passo, mais claro.

Ana Afonso - em 11/07/2013
Responder a este comentário 2 Respostas
Resposta do CyberCook Ana, boa tarde!

Você irá retirar a isca para depois colocá-la novamente e fazer mais uma fermentação, conforme descreve o modo de preparo.

Abraços,

Equipe CyberCook
Resposta de Fabiola Salgueiro - 11/07/2013 A "isca" nada mais é do que uma parte da massa do iogurte que será usada para fazer outro iogurte. Como na primeira vez a gente não tem esta "isca" ainda, é necessário comprar um iogurte natural para usar como "isca". Da próxima vez que for fazer iogurte basta apenas separar uma parte da massa ainda sem coar para usar como "isca".

Há o link com a exibição do vídeo logo no final da receita. Nela o autor da receita mostra passo a passo como fazer o iogurte. Basta assistir!
Este comentário foi relevante? 0

Tempo de preparo


Oi sou Adriano!. Gostaria de saber Qual o tempo total de Preparo?

Adriano - em 15/08/2015
Responder a este comentário 1 Resposta
Resposta do CyberCook Olá Adriano,

O tempo de preparo é rápido no máximo 20 minutos. Porém você deve deixar descansando durante a noite ou até mais para que atinga a consistência de iogurte.

Abs,

Equipe CyberCook
Este comentário foi relevante? 0

Faço diferente


Eu façoo diferente, uso um litro de leite integral e um copo de iogurte natural. Deu super certo! E côo em coador de café, muito melhor do que usar pano!

Cris Vital Cintra - em 14/08/2015
Este comentário foi relevante? 0

iscas


Iva, a primeira isca é o iogurte natural que vc acrescentou no leite para dar consistência, na receita pede q depois de 7h de espera vc retire três colheres e guarde porquê? da próxima vez q vc fizer essa ser? a isca dai vc não vai precisar colocar um potinho de iorgute novamente, só a isca entendeu? a consistência ? mole mesmo por isso q vc tem q coar no pano para sair o soro e ficar durinho. a receita é ótima bem explicada e fica uma del?cia.

simone almeida - em 10/07/2015
Este comentário foi relevante? 0

Ótimo


Muito bom!

Luciana Santos - em 27/03/2015
Este comentário foi relevante? 0

iscas


A iscas citadas pela receita são as colheres do iogurte grego que você vai usar para colocar no leite. O termo isca serve para indicar que ela é uma parte do iogurte grego que serve pra dar a consistência no leite depois .

Luciana Santos - em 22/03/2015
Este comentário foi relevante? 0

Muito trabalhoso!

Keila - em 25/11/2014
Este comentário foi relevante? 0

Oi Fabiola,

Eu fiz e ficou perfeito! Como eu não tinha um pano de prato tipo fralda, eu usei no passo 6 um filtro de café de papel, dentro do suporte da cafeteira. Deu certinho...

pkm - em 24/11/2014
Vídeos - Como Fazer