Horta de Apartamento (Paisagismo com sabor)

10 avaliações


Para os aficionados em cozinha, uma das coisas mais desagradáveis que pode acontecer é precisar de um tempero fresco e não o ter à mão. Os temperos secos e desidratados, infelizmente, não têm o mesmo perfume. Nossa sugestão: sua própria horta, em seu apartamento, num cantinho em que bata sol, ao menos pela manhã. 

Uma jardineira, terra, terra vegetal e adubo. Um regador, algumas pazinhas para afofar a terra, 2 minutos diários e terá a seu dispor, a qualquer hora do dia e da noite, seus temperos favoritos. 

Você tem o cantinho com sol? Pode ser no jardim, se morar em casa, ou num apartamento, como o dessa horta que vê na foto. Ela foi montada em um canto da varanda, mais estreito que o restante, que quase não era usado pela família. Como aquele lado era aberto e dava para o mar, foi colocado um vidro para servir de anteparo ao vento.

 Na jardineira fixa da varanda, foi feita a impermeabilização e colocada uma camada de seixos, para não obstruir o cano que permite a saída do excesso de água. Na jardineira menor, isso não foi necessário. As pedras foram cobertas, depois, com uma mistura de terra, terra vegetal e adubo. No caso, foi usado, além do esterco um adubo mineral. As mudas foram escolhidas por sua utilidade, isto é, os temperos mais usados pela dona da casa.   

 

Ela escolheu plantar as pimenteiras na jardineira fixa, porque florescem com freqüência e os frutos coloridos, proporcionam, além de tudo, maior beleza para quem olha de fora. Escolheu três tipos de pimenta, cada uma delas com uma cor diferente.

A jardineira menor ficou lotada. Uma das razões foi ter comprado duas mudas de manjericão. Já tinha do verde, mas não resistiu à beleza e ao perfume do manjericão roxo. "Foi paixão à primeira vista", diz ela. Descendente de italianos, usa-os nas carnes e molhos que prepara, sem economia. Economizar para que? "Quanto mais você cortar, mais ramos brotarão", ela nos conta.

De paixão em paixão, veio da floricultura, também, uma muda de alecrim. Resistente, tem que ser podado, de vez em quando, pois ela não o consome muito. Usa-o no pernil, de porco ou carneiro, em molhos e no frango.

Hortelã é outro de seus exageros. Tem alguns pés junto às pimenteiras e outro na jardineira menor. Isso porque a hortelã é mais sensível ao calor e ao excesso de chuva, duas coisas que não faltam ao clima de cidades praianas. Além disso, é verdadeira fã de seu sabor e o utiliza em molhos para saladas, quibes e chás. "Não pode faltar", diz.

Meio escondido, cresce um orégano. "No frango assado, é essencial, como o tomilho", ela nos contou. É espantoso! Ele estava escondido entre os pés de manjericão e hortelã, apertadinho e viçoso. Como pode? É que essas ervas não precisam de muito espaço entre elas e essas, mais delicadas, apreciam a sombra proporcionada pelas maiores.

O tomilho é um pezinho miúdo, mas outro daqueles que "quanto mais se usa, mais nasce". Suas folhas pequenas têm um aroma maravilhoso, excelente na carne de frango. A proprietária dessa maravilhosa horta o tem como um dos melhores temperos, pois serve em todas as carnes e molhos. Atrás do tomilho, ainda encontramos uma cebolinha. "É dessas que vêm no maço de cheiros verdes, diz, eu o enfiei na terra e estão sempre brotando folhas novas".

 "Trabalho?!" Ela até se espantou quando perguntamos. À noitinha, quando chega em casa, rega os canteiros, em menos de dois minutos. Todos os dias no verão e dia sim dia não, no inverno. Nos fins de semana, rega pela manhã e, à luz do dia, depois da rega, arranca alguns matinhos que nascem por acaso. Uns cinco minutos, segundo seus cálculos. Quinze minutos por semana, uma hora por mês. Não vale à pena?

 Do outro lado da varanda, o marido quer buganvílias, mas ainda não chegaram a uma conclusão, pois ela insiste num limoeiro, que seria plantado num vaso grande. Exagero? Não sei, depois de ver a horta, estamos quase concordando com ela...

Fica aqui a nossa sugestão. Um toque de beleza e perfume para você.

Comente e compartilhe com os amigos do Cook Club!

Dê sua avaliação

Este comentário foi relevante? 0

Tempero Fresco é muito melhor.
Tenho alguns temperos plantados que dão um sabor diferenciado nos quitutes.

É muito bom ir à horta e colher o seu próprio tempero.

Adorei a matéria.Malu.

malu - em 11/09/2011

Este comentário foi relevante? 0

Matéria animadora...
Parabéns pela matéria! Compro os temperos desidratados no mercado, mas não é saboroso como o fresco. Vou pesquisar mais na internet e plantarei em potes e deixarei no parapeito da janela (não tenho sacada).

Carminha - em 04/09/2011

Este comentário foi relevante? 0

Para os olhos e saúde
Parabéns pela matéria.

nm03 - em 02/09/2011

Este comentário foi relevante? 0

Horta em casa
Adorei a matéria de fazer uma horta em casa. Gostaria de saber mais informações específicas, como tipo de terra, adubo para iniciar uma horta. Muito obrigada.

Paty - em 02/09/2011

Este comentário foi relevante? 0

Jardim comestível!!!
É uma excelente dica e a saúde agradece! Já plantei rúculas, pimentões, espinafres,coentro, salsinhas também em jardineiras e jarros.É muito bom, pois dispensa agrotóxicos e o sabor é único!Parabéns por essa matéria.Que venham mais sobre esse assunto.

odeteaguiar - em 01/09/2011

Este comentário foi relevante? 0

jardim de apt
Maravilhoso, amo ter os temperos a mão. Estou sempre fazendo mudinhas, já fiz até uma de louro com um galinho.Pode acreditar.

celia - em 17/03/2011

Este comentário foi relevante? 0

Horta apartamento
Gostei artigo sobre horta apartamento.

Estou pensando tambem em fazer uma horta, no apto, alem de plantar algumas frutiferas.

Já fiz algumas mudas, que plantei em vasos, e coloquei janelas.

Acho interessante e legal ver o desenvolvimento plantinhas.

julya - em 01/02/2011

Este comentário foi relevante? 1

HORTA DE APARTAMENTO
Tenho uma sacada, não bate sol, mas fiz um vaso com temperos, e está lindo, os amigos do meu filho que fazem gastronomia ficam babando nos meus temperos. Vale a pena

chrisantoro - em 25/08/2010

Este comentário foi relevante? 0

AMEI
MUITO BOA A MATÉRIA, UMA SUPER DICA...ME INSPIREI MUITO E ME ENCORAJEI.BJO

Nika Deluque - em 02/04/2012

Este comentário foi relevante? 0

Horta em casa
A matéria é motivante.

Incentiva, anima a gente a fazer uma horta também... ás vezes um projeto que temos há tempos e que vai ficando de lado....

Também gostaria de mais detalhes:

Não compreendi bem o procedimento que foi feito com a jardineira grande... Quanto de terra, terra vegetal, adubo... etc.

Seria legal mais uma matéria com esses detalhes específicos....

Um método de horta em casa. ;)

Meg - em 02/09/2011

Vídeos - Como Fazer