Gastronomia do Sul do Brasil e Peru

A gastronomia e culinária como conhecemos hoje, não foi elaborada de um dia para o outro, ao contrário disso, foi um acúmulo de influências e acontecimentos ao longo do tempo, desde a época da colonização.

Atualmente observamos que a culinária, de modo geral, é o resultado de uma miscigenação de diferentes culturas e ingredientes. Hoje vamos explorar um pouco sobre as influências gastronômicas na região sul do Brasil e do Peru, trazendo algumas receitas, para que possa testar e experimentar na sua casa!




Variedade de Milhos no Peru

A variedade, os aromas, a originalidade e a riqueza alimentícia do Peru acabou fazendo com que sua culinária se tornasse uma das famosas do mundo. País com grande influência do povo Espanhol, tem sua culinária bastante caracterizada por pimentas de todos os níveis de ardência e cores, diversos tipos de batatas, arroz, milhos e pescados.

Um dos pratos mais famosos da culinária Peruana é o ceviche, um clássico que originalmente é composto apenas por: peixe marinado no limão, coentro, cebola e pimenta. Com o tempo outras variações foram surgindo, vale a pena experimentar! Veja aqui a receita!


Outro prato tipicamente peruano conhecido como Rocoto Relleno, é também muito consumido no Brasil, porém conhecemos como o pimentão recheado. Fácil e prático de fazer, são uma refeição gostosa e completa! Veja aqui a receita!


Um dos drinks mais populares no País e quem tem reconhecimento internacional é o Pisco Sour. O pisco, é uma bebida destilada a partir da uva, e é base para diversas receitas e bebidas na região Peruana. Veja aqui a receita!


A região sul do Brasil revela, em sua culinária, uma mistura de vários povos que ocuparam a região na época da colonização. A presença portuguesa no extremo sul e no litoral, a alemã e italiana na área serrana centro-norte, bem como a eslava no estado do Paraná. Um prato tipico da região sul, mais precisamente dos pampas é o Entrevero Gaúcho, vale a pena experimentar! Veja aqui a receita!


As origens portuguesas no litoral do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná podem ser detectadas nos pratos a base de peixe e frutos do mar e no barreado, típico do litoral paranaense, que consiste em uma carne cozida, por longo tempo, em panela de barro, servida com arroz e farinha de mandioca. Veja aqui a receita!


Na região serrana de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, o clima subtropical e a presença de imigrantes alemães e italianos garantiram a presença não só do vinho e do trigo e consequentemente as massas, na cozinha local. Um exemplo dessa influência é o Capeletti in Brodo. Veja aqui a receita!


O que acharam dessas delícias, que tal compartilhar um pouco de gastronomia e história com os amigos e familiares?

Fotos: Reprodução - CyberCook/ Pinterest

Comente e compartilhe com os amigos do Cook Club!

Dê sua avaliação

Vídeos - Como Fazer