Food hacks: mitos e verdades

1 avaliação

Cozinhar, além de ser uma arte, é também uma química. E sabendo de algumas dicas e macetes, é possível transformar sua cozinha em um verdadeiro laboratório de experimentos. Para te ajudar nessa empreitada gastronômica, o CyberCook separou alguns mitos e verdades de alguns truques culinários que vão te auxiliar na cozinha e te fazer economizar tempo entre uma receita e outra. Vem ver!

Açúcar tira a acidez do molho de tomate

Mito. O açúcar mascara a acidez, mas não a retira. Para neutralizar a acidez do molho de tomate, adicione meia colher de chá de bicarbonato de sódio para uma medida de quatro latas de tomate pelado.


Fonte: Reprodução /Pinterest

Não se congela uma carne que já foi descongelada

Quando a carne é descongelada dentro da geladeira, não há perigo de se congelar novamente, apesar dela perder qualidade nesse processo: terá menos suco e ficará mais escura.


Fonte: Reprodução /Mundo Conectado

Ferver a lata do creme de leite faz com que ele talhe

Mito. O creme de leite de latinha ou caixinha pode ser fervido normalmente que ele não vai talhar. O que faz com que ele talhe é combiná-lo com algum alimento ácido em temperatura quente, como o molho de tomate para a preparação de um estrogonofe, por exemplo. Para evitar que ele talhe, desligue o fogo depois de adicionar o ingrediente ácido (molho de tomate).


Fonte: Reprodução /Por Acaso

Deixar a cebola de molho diminui o ardor nos olhos

Verdade. Quando cortamos a cebola seu composto de enxofre se transforma em uma substância que, em contato com os olhos, provoca efeito lacrimogêneo. Em contato com a água, essa substância perde o efeito. Portanto, cortar as cebolas dentro de uma vasilha com água é a solução para a choradeira!


Fonte: Reprodução /Pinterest

Retirar a parte branca do limão para não amargar a receita

Verdade. Os compostos que trazem as características de amargor ao limão geralmente se concentram na casca e na parte branca da fruta, que a separa da polpa (incluindo o miolo), afirma o norte-americano Harold McGee, em "Comida & Cozinha".


Fonte: Reprodução /Pinterest

Batatas retiram o excesso de sal de uma receita

Verdade. Batatas absorvem sal, portanto, se você salgou demais seu molho ou sua receita, adicionar uma batata fará com que ela absorva o sal, como uma esponja.


Fonte: Reprodução /Lafond

Coloque óleo na água do macarrão para que ele não grude

Mito. Para não grudar, o macarrão deve ser cozido em bastante água (um litro para 100 gramas de massa) e deve ser mexido constantemente nos primeiros minutos. A água abundante dilui o amido e permite que a massa cozinhe por igual, sem grudar. Além disso, colocar óleo na água faz com que o molho ‘escorregue’ da massa.


Fonte: Reprodução /Lafond

Por Lívia Duarte 

Comente e compartilhe com os amigos do Cook Club!

Dê sua avaliação

Este comentário foi relevante? 0

aprender
Adoro fazer experiencias na cozinha ou ir no site para copiar ou melhorar receitas!

leiriane - em 19/11/2015

Vídeos - Como Fazer