Cardápio sem glúten, nem lactose

 

Seu filho tem intolerância ou alergia alimentar e você ainda não sabe como preparar o cardápio da festinha de aniversário dele? Abuse da criatividade na cozinha e selecione alimentos que sejam coloridos, divertidos e muito saborosos.


De acordo com a chef Carla Elage, dona do Buffet Brilat Gourmet (brilat.com.br/), especializado em alimentação para pessoas com restrições alimentares, o segredo está em preservar o sabor das receitas originais. “A comida não pode ter alteração na aparência ou no paladar. Hoje no mercado há todo tipo de massas, pães e ingredientes para intolerantes. Use pães especiais como base para pratos como cachorro-quente, pequenos sanduíches, entre outros.”


Para crianças celíacas que têm intolerância ao glúten, trigo, centeio, cevada e aveia os pais podem substituir o preparo dos alimentos por fécula de batata, batata ou farinha de arroz. Já para intolerantes à lactose, o leite e creme de leite podem ser substituídos por produtos de soja. “No mercado é vendido leite com 90% menos lactose, mas algumas pessoas não se adaptam muito bem a ele. Nesse caso, a opção é cortar de vez a lactose”, explica a chef.


Carla ainda sugeriu alguns pratos que podem ser desenvolvidos para as festinhas. “Quindim, brigadeiro de soja, bolinho de farinha de arroz com chocolate, empadinha com farinha de arroz, coxinha com farinha de arroz ou de rosca de pão sem glúten são boas opções”, garante.


“Recomendamos outras fontes de cálcio, como algas marinhas, amêndoas, feijões, beterraba e milho. Outras opções são as bebidas à base de soja, de arroz e água ou suco de frutas ou vegetais”, descreve. “Deve-se ter atenção também com a ingestão de cálcio e vitaminas D e A, presentes em folhas verde escuras, peixes de águas frias e alimentos de cores laranja”, completa a nutricionista clínica Myrla Merlo
Uma dica para não deixar a criança com vontade de comer algo que ela não possa é alimentá-lo antes de sair de casa. “Leve guloseimas, biscoitos e outras iguarias que ela goste, assim não ficará com fome durante a festa, nem com tentação de comer as guloseimas proibidas”, sugere a nutricionista.


Myrla relata que, no caso de pessoas com intolerância à lactose provocada por lesão intestinal, é possível a cura com tratamento. “Já pessoas com intolerância à lactose decorrente de uma inativação da lactase (enzima responsável pela digestão da lactose) não há cura, mas pode ser  bem controlada. Em alguns casos o portador do problema consegue ingerir pequenas quantidades de leite e derivados ao dia”, afirma.


Veja aqui algumas receitinhas de doces variados que vão te ajudar a montar o cardápio da festinha da criançada.


Doces sem glúten

 

Mousse de Chocolate Delícia

Pudim de Leite Condensado Simples

Brigadeirão

Iogurte Batido com Morangos
Rocambole de Goiabada sem Glúten


Doces sem lactose

 

Bolo de Maçã e Cenoura Diet
Muffin de Banana e Aveia

Torta de Maçã Diet
Bolo de Laranja de Liquidificador
Bolo de Banana Light


Por Stefane Braga (MBPress)

 

Foto: FreeDigitalPhotos http://bit.ly/JHVdLe

 

Comente e compartilhe com os amigos do Cook Club!

Dê sua avaliação

Vídeos - Como Fazer