Feijão: o queridinho dos brasileiros

O feijão é um dos alimentos mais consumidos no Brasil e uma das principais fontes de proteína, fibras, ferro, magnésio, zinco e potássio. Além disso, devido ao seu baixo teor de gordura e sódio, é indicado para hipertensos e colabora na prevenção e tratamento de distúrbios cardiovasculares, diabetes, obesidade e câncer.

É um alimento extremamente versátil, podendo ser consumido em diversas formas. Desde caldos, cremes, cozido, na salada e até hambúrgueres. Outra forma que vem sendo explorada ultimamente é a farinha de feijão branco, rica em uma proteína chamada faseolamina. Segundo especialista ela inibe em até 20% a absorção de carboidratos na corrente sanguínea, auxiliando na perda de peso.

Reunimos algumas dicas e receitas para que vocês possam desfrutar cada vez mais desse alimento extremamente saudável e amado por nós brasileiros!

Feijão Cozido

Começando com o clássico feijão cozido. Essa receita é com feijão preto, mas pode ser feita com o tipo de feijão que você preferir. Receita aqui!




Deixe de molho por 8 horas antes de cozinhar, isso irá auxiliar na eliminação de antinutrintes. Foto: Reprodução - Cybercook

Creme de Feijão com Couve

Experimente esse creme de feijão com couve nos dias mais frios, além ser altamente nutritiva, é deliciosa. Receita aqui!




Sirva acompanhado de uma torrada ou como entrada. Foto Reprodução - Cybercook

Feijão Tropeiro

Preparação tipica mineira, é praticamente uma refeição completa mas é geralmente servido como acompanhamento. Veja a receita aqui!




Foto: Reprodução - Cybercook

Salada de Feijão Branco

Como foi mencionado no inicio, o feijão branco é extremamente proteico e muito saboroso. Experimente preparações mais leves como essa salada, você vai se surpreender! Veja a receita aqui!




Uma ótima opção para fugir do convencional alface e tomate. Foto: Reprodução - Cybercook

Hambúrguer de feijão preto com quinoa

Talvez você nunca tenha ouvido falar ou visto um hambúrguer vegetariano de feijão, mas ele existe e é incrível! Experimente essa receita e surpreenda seus amigos vegetarianos. Veja a receita aqui!




Excelente opção de hambúrguer vegetariano, muito boa! Foto: Reprodução - Pinterest

Feijoada Simples e Rápida

A primeira refeição que vem a mente quando mencionamos feijão é a feijoada, por isso ela não podia faltar em nossa lista. Veja a receita aqui!




Você pode optar por uma versão mais saudável e acrescentar apenas as carnes magras. Foto: Reprodução - Cybercook

DICAS: - Para dar mais sabor ao feijão, experimente trocar metade da água do cozimento por um caldo saboroso de carne ou legumes.

- Para um feijão mais rico, cozinhe-o com toucinho defumado em cubinhos ou linguiça paio em rodelas.

- A escolha certa: o feijão fica pronto mais rápido quando cozido na panela de pressão. A vantagem de cozinhar em panelas grossas é ter controle da textura do caldo, podendo-se ajustá-la pingando água à medida que o caldo evapora, e manter a integridade dos grãos de feijão.

- Deixe o feijão de molho por no minimo 2 horas (8 horas para o feijão preto) antes de cozinhar, isso auxilia na redução de antinutrientes.

E ai, gostou das dicas?? Compartilhe com seu amigos e conte pra gente o que achou!

Comente e compartilhe com os amigos do Cook Club!

Dê sua avaliação

Vídeos - Como Fazer