Facas de cerâmica

3 avaliações

Um utensílio que não pode faltar na cozinha de nenhuma mulher ou de um chef é uma boa faca. Para conseguir cortes precisos e com qualidade a melhor opção são as de lâmina de cerâmica.  

Além de serem mais resistentes do que as de inox elas são mais saudáveis, pois não possuem níquel, chumbo e outros metais pesados em sua composição, o que evita possíveis reações alérgicas aos consumidores.

“Por serem produzidas com um material neutro, as facas de cerâmica nunca enferrujam e não transferem gosto ou cheiro aos alimentos”, explica o Chef Guilherme Regazzini (receitasesegredos.com.br).

A diferença entre a faca de cerâmica e a faca de inox está na lâmina, como descreve Regazzini: “A lâmina da faca de cerâmica é composta de óxido de zircônio, material com dureza semelhante ao diamante, mais leve do que o aço”. Elas se mantêm afiadas por mais tempo: “Essas facas conservam o fio do corte até 10 vezes mais do que as facas com lâmina convencional de aço inox.”

O chef defende a qualidade das facas de cerâmica alegando ainda elas possuem um corte extremamente preciso, pesam a metade de uma faca comum de aço inox e tem uma ergonomia perfeita que facilita o manuseio. No entanto, ele alerta para alguns cuidados com a sua utilização: “Deve-se evitar quedas e ainda proteger a lâmina para que não fique em contato com outros objetos que possam danificá-la.”

 

 

 



A faca de cerâmica não é recomendada para desossar, cortar ou picar alimentos congelados ou com osso. Também não se deve utilizá-la para abrir garrafas ou latas e nem levá-la ao fogo. “Ao manusear a faca de cerâmica, sempre use uma placa de corte (tábua de carne) de polietileno, pois outros materiais (como tábua de vidro) danificam a lâmina, tanto de cerâmica quanto a lâmina de aço”, alerta Guilherme.

Os cabos das facas de cerâmica possuem tratamento antiderrapante que facilitam a utilização e reduzem os riscos de acidentes com o manuseio. A limpeza também é bem fácil e prática. “Basta lavar com água e sabão neutro e enxugar bem ao guardar para garantir a conservação. Elas podem ser lavadas na máquina de lavar louças”, orientou Guilherme Regazzini.

Por Stefane Braga (MBPress)



Foto: Divulgação

Comente e compartilhe com os amigos do Cook Club!

Dê sua avaliação

Este comentário foi relevante? 0

Tb recomendo!
Concordo plenamente... Já tinha ouvido falar mas nunca tinha achado pra comprar, esses dias na Americanas vi uma pequena, desse ser essa de 3", achei barato (R$9,90) então comprei uma pra testar...achei incrível, super afiada leve e basta enxaguar que está limpa, além do visual moderno. Também recomendo, estou até vendo na internet um jogo dela pra comprar.

LEANDRO CARLOS - em 04/08/2016

Este comentário foi relevante? 1

Facas de Cerâmica Kyocera
Que legal este artigo. Comprei as minhas facas de cerâmica Kyocera na www.CasaDicor.com/Kyocera e adorei. Realmente muito boas. Foi esta aqui que comprei: http://www.casadicor.com/faca-santoku-de-ceramica-kyocera-fk-140-wh-rd-vermelha

Até mais!

Rodrigo Hertz - em 21/03/2013

Este comentário foi relevante? 0

nem a foto das facas vcs colocaram
Péssima página !!!

vcs sequer colocaram fotos de facas de cerâmica.

Ana - em 13/09/2014

Vídeos - Como Fazer