5 dicas para uma fritura saudável

8 avaliações

Os alimentos fritos têm um sabor peculiar e textura crocante, porém seu consumo frequente não é recomendado por uma série de questões médicas. Entretanto, é possível fazer tornar uma fritura saudável, veja nossas dicas!

1. Utilize Azeite de Oliva


Apesar de seu preço mais alto, e da existente discussão de qual é o melhor óleo para fritar, o azeite é provavelmente o melhor tipo de óleo que você pode usar para frituras entre 160ºC e 190ºC, acima dessa temperatura o azeite atinge seu ponto de desintegração, perdendo nutrientes e antioxidantes importantes.

De acordo com um estudo, publicado pela associação americana de química(ACS), o azeite, surpreendentemente foi o óleo o que se manteve mais estável, durante uma bateria de testes onde foram comparados o óleo de girassol, milho e soja.

2. Mantenha o óleo limpo


É importante manter seu óleo de fritura sempre limpo e livre de impurezas. Se você deixar ele ficar velho e acumular partículas de sujeira, seu óleo vai começar a queimar e consequentemente sua comida ficará com um gosto horrível. Lembre-se que quanto mais usar o óleo mais propriedades ele irá perder.

Por isso, sempre filtre o óleo após utiliza-lo a fim de manter ele limpo. Não esqueça de descartar da forma correta quando ele começar escurecer muito e queimar facilmente.

3. Use uma massa mais saudável, experimente sem glúten!


Ter uma boa mistura para a sua fritura é essencial para que sua refeição se torne deliciosa e com gostinho de quero mais, mas a forma como você faz sua massa vai determinar se você fez uma opção saudável ou uma opção gordurosa e cheia de óleo.

A maioria das pessoas costumam usar de farinha de trigo para empanar suas frituras, que funciona muito bem por causa da presença do glúten, responsável por formar aquela casquinha no alimento, mas ao mesmo tempo absorve muito óleo. #DicaCyberCook: ao invés de utilizar a farinha de trigo, experimente opções sem glúten para empanar, como farinha de milho ou de arroz.

4. Utilize bicarbonato de sódio na farinha


Outra forma para ajudar a melhorar a qualidade das frituras é usar bicarbonato de sódio misturado na farinha que irá empanar. O bicarbonato, quando estiver cozinhando, vai liberar pequenas bolhas de gás, o que ajudará a reduzir a absorção de óleo durante a fritura.

Juntando este método e o das farinhas sem glúten, com certeza vai promover uma fritura mais saborosa e saudável para sua família.

5. Mantenha a temperatura estável


Uma grande falha no preparo de frituras é esquecer de controlar a temperatura do óleo. A temperatura ideal para o óleo de fritura é entre 170°C - 200°C.

Se o óleo não estiver quente o suficiente, sua comida não vai fritar tão rápido quanto deveria, e terá mais tempo para absorver óleo. Mas se você estiver muito quente, o óleo vai queimar e deixar o gosto da comida horrível, fora a questão de segurança.

Outra dica é usar sempre que possível uma fritadeira ao invés de uma panela convencional. As fritadeiras geralmente já possuem um termostato para manter a temperatura estável, sem queimar o óleo, aumentando sua vida útil.

Por último e não menos importante, deve-se sempre deixar o alimento escorrer o excesso de óleo após frita-lo, pode ser sobre papel toalha como a maioria das pessoas fazem ou sobre uma grade vazada (método que as cozinhas profissionais utilizam), que vai deixar o alimento mais crocante e sequinho.

E aí, gostou das dicas de como fazer uma fritura mais saudável? Não deixe de colocar em prática essas dicas, e compartilhar com os amigos e familiares!

Fotos: Reprodução - Pinterest

Comente e compartilhe com os amigos do Cook Club!

Dê sua avaliação

Este comentário foi relevante? 3

Frituras "mais saudáveis "
Adorei as dicas. Sempre procurei fazer frituras "mais saudáveis" mas agora, com essas dicas (super fáceis) do Cybercook elas ficarão bem melhores. Parabéns é obrigada pelas dicas!

Inesfada - em 11/07/2015

Este comentário foi relevante? 0

Ótima e muito importante essa matéria.

luc - em 10/07/2015

Este comentário foi relevante? 0

Dica importante
Dica importante, principalmente para o bar.

Mileny - em 10/07/2015

Este comentário foi relevante? 2

Fritura saudável
Para quem não vive sem fritura

Jussara Sousa Zoia - em 07/07/2015

Este comentário foi relevante? 0

Frituras saudáveis
Ótimo! veja como se faz e bom apetite!

Muino - em 31/10/2015

Este comentário foi relevante? 1

Fritura
Infelizmente vejo um erro nessas dicas. Vários artigos científicos mostram que o pior óleo para se fritar um alimento é o Azeite de Olive, está óleo quando aquecido acima de 60º satura e perde todos os seus benefício, nesses artigo mostra-se que, apesar de todos acharem o contrário, o óleo de soja é o melhor para fritura por manter suas característica em altas temperaturas. Mas se quiser algo mais saudável, apesar de um pouco caro, utilizem óleo de côco.

Fran Welton - em 10/07/2015

1 Resposta
Resposta do CyberCook Olá Fran,

Realmente existem muitas pesquisas e controvérsias em relação a qual tipo de óleo utilizar para fritura. A Sociedade Americana de Química (ACS) publicou esta matéria http://www.acs.org/content/acs/en/pressroom/presspacs/2014/acs-presspac-october-22-2014/olive-oil-more-stable-and-healthful-than-seed-oils-for-frying-food.html no fim do ano passado indicando que o azeite, foi de fato o óleo mais estável nos testes de fritura por imersão.

Abs,

Equipe CyberCook
Este comentário foi relevante? 0

Nenhum óleo deve ultrapassar os 180º C !!! Olhem o que a Anvisa diz!

1. Temperatura máxima para fritura: 180ºC (a temperatura deve ser controlada através de termostato já presente nas fritadeiras de ordem industrial). No caso das fritadeiras de uso doméstico (frigideiras, panelas e tachos) que não possuem termostato para controle, não se deve permitir a elevação da temperatura a ponto de produzir fumaça. Temperaturas excessivamente altas degradam o óleo rapidamente.

http://www.anvisa.gov.br/alimentos/informes/11_051004.htm

Lariqueta - em 21/07/2015

1 Resposta
Resposta do CyberCook Muito legal Larissa,

Obrigado por compartilhar!

Abs,

Equipe CyberCook
Este comentário foi relevante? 1

Crítica
O azeite de oliva não deve ser usado nunca para fritura! A informação dessa matéria está equivocada. Em alta temperatura muda suas propriedades e perde tudo o que tem de bom para nossa saúde. Torna-se gordura saturada, que é a gordura ruim.

stellameneghel - em 10/07/2015

1 Resposta
Resposta do CyberCook Olá Stella,

Conforme a matéria a seguir feita pela Associação Americana de Química (ACS) , o azeite de oliva é o mais estável para frituras, apesar de ser mais caro.

http://www.acs.org/content/acs/en/pressroom/presspacs/2014/acs-presspac-october-22-2014/olive-oil-more-stable-and-healthful-than-seed-oils-for-frying-food.html

Abs,

Equipe CyberCook
Vídeos - Como Fazer