5 dicas ao cozinhar um ovo

2 avaliações

O ovo é um alimento extremamente nutritivo. Porém, durante muito tempo era visto como o vilão contra uma alimentação saudável, uma vez que seu consumo foi associado à maior possibilidade de um aumento no colesterol ruim (LDL). No entanto, nos últimos anos houve uma importante mudança conceitual em relação ao consumo do ovo.

De acordo com diversos estudos científicos, foi possível comprovar que seu consumo diário, não esta diretamente associado ao aumento do colesterol ruim. Pelo contrário, o consumo do ovo na verdade, contribui mais para a composição do colesterol bom (HDL) do que para a do colesterol ruim, sendo um alimento recomendado por nutricionistas.

Com isso em mente, vamos mostrar alguns segredos de como manipular o ovo da melhor maneira possível, para que você possa desfrutar ao máximo os beneficios desse alimento super nutritivo!

1. Teste o frescor dos ovos

É muito importante saber se seus ovos estão frescos ou não. Você não gostaria de estragar seu omelete ou perder uma receita inteira de bolo por causa de um ovo podre, certo? Para evitar que esse tipo de acidente aconteça, encha um copo ou uma bacia com água e mergulhe os ovos dentro, se ele afundar e ficar deitado está fresco, se ele afundar e ficar de pé já é um ovo de aproximadamente 1 semana, se subir para a superfície, significa que ele não está ideal para consumo e é preferível jogar ele fora.




Foto: Reprodução - Pinterest

2. Como quebrar corretamente um ovo

Dizem que o modo correto de se quebrar um ovo é em uma superfície plana, desse modo você evita que pedaços da casca se soltem e façam parte de sua receita.




Foto: Reprodução - Pinterest

3. Separando a gema da clara

Existem diversos métodos para separar a gema e a clara do ovo, mas achamos esse muito criativo e fácil. Quebre o ovo em uma tigela, em seguida com o auxilio de uma garrafa vazia, esprema ela para retirar o ar de dentro, coloque delicadamente a boca da garrafa sobre a gema e lentamente solte a garrafa para que ela “sugue” a gema, separando ela da clara sem nenhum problema.




Foto: Reprodução - Pinterest

4. Como descascar o ovo cozido

Após cozinhar o ovo por 8 a 12 minutos em água fervente, descarte a água quente e transfira os ovos para um recipiente (de preferência com tampa) com água fria, suficiente para que cubra até a metade dos ovos.. Feche a tampa e agite o recipiente, de modo que a casca se quebre ao bater contra a parede do recipiente. Abra e retire a casca suavemente.




Foto: Reprodução - Cybercook

5. Como fazer um omelete super fofinho

Omeletes são uma opção rápida e fácil de fazer, mas há alguns cuidados envolvidos, especialmente se você quiser preparar um omelete excepcional. O segredo para torna-los mais macios e aerados é adicionar uma pitada de bicarbonato de sódio na mistura. Fermento em pó também funciona. Mas não exagere na pitada, se você colocar muito pode deixar seu omelete com um gosto estranho e se colocar de menos ele não irá criar a textura desejada.




Teste essa dica com nossa receita deliciosa de omelete! Foto: Reprodução - Cybercook

E ai, gostou das dicas? Compartilhe com as amigas e amigos!

Comente e compartilhe com os amigos do Cook Club!

Dê sua avaliação

Este comentário foi relevante? 0

Muito legal essa dica!!! Parabéns!

Cilas - em 11/10/2015

Este comentário foi relevante? 2

Como cozinhar ovo
Para cozinhar ovos não é necessário deixá-los fever por 8 ou 10 minutos. Basta colocá-los em uma panela com água e deixá-los até ferver a água por 2 minutos. Desligue o fogo e espere 10 minutos. Depois é só escorrer a água e quebrá-los. Pronto! Assim você economiza bastante gás.

branco - em 05/10/2015

Vídeos - Como Fazer