Comidas de Natal pelo mundo

Publicada em: 24/05/2016 17:28

Quando falamos de Natal, logo remetemos nossa mente a um momento importante desta celebração cristã: a ceia de Natal. O banquete natalino é a hora de reunir familiares, amigos e conhecidos a fim de compartilhar momentos deliciosos juntos - literalmente. Por todo o mundo, é hora de abrir os livros de receita de família e elaborar pratos tradicionais, que passam de geração em geração e ficam na memória gustativa de todos.

Faça as receitas da Ceia de Natal

Pensando nisso, o CyberCook reuniu os costumes alimentares de alguns países ao redor do mundo na noite de Natal.

Itália - Buon Natale!

O Natal na Itália é uma data muito esperada, portanto a celebração torna-se uma verdadeira festa. No dia de Natal, amigos, familiares e até inimigos se reúnem na "távola" (mesa) e se fartam com o banquete que é servido. A ceia é composta por seis pratos: entrada, uma massa, um peixe, duas saladas e dois pudins.

Fora isso, a mesa ainda tem queijo, frutas, chocolate, panetone e um conhaque para ajudar a digestão. Em algumas regiões a ceia é composta somente por peixes e frutos do mar, em outras come-se lentilha também, e claro, o vinho não fica de fora.

Itália - Buon Natale!

Brasil - Feliz Natal!

Aqui no Brasil a ceia recebe influências do mundo todo. Geralmente é servido o tradicional peru, lombo, tender com fios de ovos, bacalhau, farofa, saladas, bolo alemão (stollen), panetone, rabanada, entre outras delícias. As frutas secas e frescas também marcam presença em nosso banquete natalino.

Brasil - Feliz Natal!

Portugal - Boas Festas!

Em Portugal, a ceia da noite de 24 de dezembro, que os portugueses chamam de Consoada, é composta por receitas tradicionais e antigas. Não existe ceia lusitana sem bacalhau com batatas, rabanadas e bolo de reis. Mas, além disso, é servido também o famoso arroz de polvo, polvo cozido com batata e doces como aletria, bolas de Berlim e ambrosia.

Portugal - Boas Festas!

França - Joyeux Noël!

Pela tradição culinária francesa, são servidos peru com castanhas, fígado de ganso, carnes, salmão defumado, uma enorme variedade de queijos (brie, camembert, gruyere, ementhal) e para a sobremesa existem alguns costumes. Um deles é o bolo de natal, chamado de Bûche Nöel, que é um rocambole tradicionalmente recheado com creme de castanhas e coberto com marzipan, e também são servidas as treze sobremesas da Provença: torrones, nozes, amêndoas, uva passa, figo seco entre outros.

França - Joyeux Noël!

Estados Unidos - Merry Christmas!

No interior dos EUA, a ceia de Natal é muito parecida com o jantar do Dia de Ação de graças, peru com molho de "cranberry" (um tipo de cereja), legumes, "pumpkin pie" (torta de abóbora) e uma bebida chamada "eggnog" feita de ovos, açúcar, leite e rum.

Estados Unidos - Merry Christmas!

Alemanha - Fröhe Weihnachten!

A ceia dos alemães é composta por ganso assado, acompanhado de batatas, repolho, cenoura, salsão e pickles. No interior da região sul a festa é comemorada com um banquete de carnes de caça, como javali. Para a sobremesa é servido o delicioso stollen, bolo de massa densa e frutas secas.

Alemanha - Fröhe Weihnachten!

Japão - Merii Kurisumasu

Ao contrário dos ocidentais, que comemoram o natal comendo peru, panetone, frutas e vinho, o jantar do natal japonês é caracterizado por um belo, crocante e temperado frango assado. Apesar do frango assado (ou frito) ser um prato bem popular no Natal japonês, bolos de natal vêem ganhando espaço nas mesas dos orientais. O bolo de natal japonês geralmente é feito com pão-de-ló, morangos, creme de leite e enfeites de açúcar

Japão - Merii Kurisumasu

Acesse agora mesmo nosso Especial de Natal, em nosso canal do Youtube.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: