Como usar manteiga nas receitas

A grande estrela da culinária francesa, como se sabe, é a manteiga: ingrediente versátil que dá textura, brilho, sabor e realce nos mais diversos pratos. E o CyberCook te ensina a explorar melhor este ingrediente, deixando suas receitas ainda mais saborosas. Confira x jeitos de usar manteiga nas receitas!

Em primeiro lugar, para ser manteiga de verdade, para ser manteiga de verdade, é preciso que o produto contenha, no mínimo, 80% de gordura (o restante se divide entre resíduos sólidos de leite e água). Sendo assim, a margarina não passa de uma imitação. Ela é produzida a partir de gordura vegetal com um pouco de gordura do leite (até 3%), teor de gordura em torno de 85%.

E é justamente a gordura da manteiga que faz com que os pratos fiquem muito mais apetitosos e com uma textura incrível. Além disso, a manteiga faz combinações incríveis com outros ingredientes: shoyu (molho de soja) com manteiga é uma ótima dupla para legumes e pratos orientais; manteiga com chocolate derretido transformam-se em uma calda brilhosa e suculenta ou misturada com ervas finas, formando uma pastinha deliciosa para torradas!

Carnes em geral

Se você quer deixar o seu bife suculento e derretendo na boca, a dica é finalizar com uma boa colherada de manteiga. Assim que seu bife estiver pronto, acrescente uma colher de chá de manteiga e deixe derreter. Sirva em seguida e verá a diferença!


Fonte: Reprodução istock

Risoto e arroz

Manteiga é praticamente a base (e finalização) para um risoto perfeitamente cremoso e de ótima textura. Se você quer transformar o seu arrozinho de todo o dia em um arroz mais saboroso, não hesite em finalizá-lo com manteiga e ervas finas!


Fonte: Reprodução istock

Molho de tomate

A receita mais clássica de todas as receitas de molho de tomate inclui em seus ingredientes uma boa quantidade de manteiga. Seja para quebrar a acidez do molho de tomate, trazer textura cremosa ou dar sabor à receita: molho de tomate com manteiga é incrivelmente melhor!


Fonte: Reprodução istock

Sobremesas

Uma boa manteiga sem sal para utilizar em receitas doces, como bolos, biscoitos e cremes faz toda a diferença. Sua sobremesa ficará brilhante e com uma textura cremosa e deliciosa! Uma bomba calórica para comer sem culpa...


Fonte: Reprodução istock

Por Lívia Duarte

Comente e compartilhe com os amigos do Cook Club!

Dê sua avaliação

Vídeos - Como Fazer